Sábado, 22 de Junho de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Turismo

Encontro Regional de Turismo e Cultura da IGR Grutas movimenta Capim Branco

19/09/2023 às 14h14
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Capim Branco - Imagem do Google
Capim Branco - Imagem do Google

Nesta terça (19) e quarta-feira (20), Capim Branco sedia o 3º Encontro Regional de Turismo e Cultura da IGR Grutas. A programação conta com capacitações, painéis de debate e networking para a cadeia produtiva do turismo e da cultura, comunidade, gestores públicos e conselhos dos 15 municípios associados à IGR. A programação é gratuita e as inscrições para o dia 19 estão abertas na plataforma Sympla.

O evento itinerante, que já passou por Sete Lagoas, Matozinhos e Fortuna de Minas, terá como palco o Auditório Municipal José Teodoro Flores, em Capim Branco. O prefeito da cidade, Elvis Presley, afirma que essa é uma oportunidade da cidade mostrar toda sua hospitalidade. Com suas características de cidade do interior, Capim Branco é famosa agricultura orgânica, pelas quitandas e pelas festas populares, como o Boi da Manta.

“Entendemos que o Encontro Regional é um momento de encontrar todos os agentes turísticos da região, explorar outras experiências e fortalecer esse movimento de regionalização de turismo em nosso território, consolidado como Circuito Turístico das Grutas, como destino de experiências em diversos segmentos”, afirma Presley. 

“Capim Branco, como a ‘Cidade dos Orgânicos”, já começa a entender o valor desse tipo de produção para o turismo.  A parceria com a IGR Grutas tem sido um desafio maravilhoso. Queremos que todos vibrem com nossa cultura e arte, levem o melhor do Circuito Turístico das Grutas”, completa a secretária municipal de Turismo e Cultura, Thaís Magalhães.

Nesta terceira edição, o Encontro Regional traz atrações que mostram o fomento do turismo regional por meio do empreendedorismo. No dia 19, o auditório municipal recebe quatro painéis e uma feira com produtores de municípios associados à IGR Grutas. Também haverá entrega de homenagens em reconhecimento às melhores práticas ao longo do último ano e uma comenda a um dos membros fundadores do Circuito Turístico das Grutas.

Simultaneamente aos painéis na parte da manhã do dia 19, também será realizado o 3º Encontro de Prefeitos, que terá a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Ainda no dia 20, o Espaço Imperador vai sediar o 3º Encontro de Secretários de Turismo e Cultura, com programação exclusiva para os gestores públicos.

Serviço

O que: 3º Encontro Regional de Turismo e Cultura da IGR Grutas
Onde: Capim Branco

Confira a programação:

Dia 20/9 (quarta-feira)

Onde: Auditório Municipal José Teodoro Flores (Capim Branco)

8h: credenciamento e café de boas-vindas

8h45: abertura Oficial

9h30: Painel I “Gastronomia: Culinária Regional – A valorização do modo de fazer do lugar”

Case-show de Mercado: modo de fazer “A Gastronomia como Patrimônio Cultural”, com Rogério Rosa, do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas

Mesa-redonda: medição do chef Edson Puiati (Frente da Gastronomia Mineira e Diretor de Gastronomia Senac Minas). Participação: Isadora Senra e Martha Machado,da Rota das Doceiras da Lapinha, de Lagoa Santa) , Flávio Lopes (Festival Gastronômico Chico Xavier, de Pedro Leopoldo) e Ricardo Maciel (Festival do Ora-pro-nóbis de Barbosa,de Capim Branco)

11h15: Painel II “Roteiros e Experiências no Circuito Turístico das Grutas: A natureza como inspiração”

Case-show: Entre Trilhas, Sabores e Aromas, com Márcia Martins, do Circuito do Ouro

Mesa-redonda: mediadora Márcia Martins. Participação: André Zumzum, do Caminhos de Rosa, deCordisburgo; Max Tadeu, da Travessia da Lua , em Sete Lagoas; Laila Kierulf, ceramistas Maria-Quem-Dera, de Fidalgo, distrito de Pedro Leopoldo; e José Oswaldo (Brasinha), do Caminhos do Sertão – Caminhada Eco Literária, de Cordisburgo

12h30: almoço

14h: Painel III “Secult nos Municípios: Capacitação e Qualificação – Programa de Regionalização do Turismo”. Palestrantes: equipe técnica Secult-MG

16h às 16h15: Intervalo com “Produtos, Degustação e Comercialização”

16h15: Painel IV  “Conselhos Municipais de Turismo: A importância da atuação junto ao Executivo e Legislativo Municipal”. Consultor: Tom Pires. Participantes: Geraldir Alves e Cláudia Elane (Comtur Sete Lagoas),Flávio Marcial (Comtur Cordisburgo) e Jussara Aguiar e José Carlos Apolinário (Comtur Confins)

17h: entrega do Certificado de Mérito de Boas Práticas, do Circuito Turístico das Grutas

17h30: entrega da Comenda Circuito Turístico das Grutas

18h: encerramento

Dia 20 (quarta-feira)

Onde: Espaço Verde Imperador 

Encontro exclusivo para Secretários Municipais de Turismo e Cultura e Assessores

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 27°

Dom 28°C 13°C
Seg 29°C 15°C
Ter 30°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 30°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes