
Em comemoração ao Dia Nacional do Professor, celebrado no próximo domingo, 15 de outubro, o Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do país, levantou dados a respeito da procura do curso de Pedagogia por quem deseja iniciar a graduação por meio do financiamento estudantil privado. Somente no primeiro semestre de 2023, houve um crescimento de 66,2% nas buscas pela formação na plataforma, comparado ao mesmo período do ano anterior, o que mostra uma perspectiva positiva para quem almeja seguir a carreira como pedagogo.
Apesar da existência de alguns desafios tanto para cursos de Pedagogia quanto para os de Licenciatura, como mostra o Censo da Educação Superior 2022, divulgado na última terça-feira (10), o aumento da procura pela graduação em universidades particulares que oferecem o curso por meio da edfintech pode ser animador para todo o mercado educacional, de acordo com Luciene Ap. Felipe Siccherino, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento e Neurociência Cognitiva e Alfabetização da Universidade Cruzeiro do Sul, uma das mais de 500 instituições de ensino superior parceiras do Pravaler.
“Existem diversos desafios para a carreira como pedagogo, pois este profissional precisa de especializações constantes para acompanhar as mudanças da sociedade, mas temos possibilidades possíveis. Uma amostra com 95% dos alunos de graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2021) responderam que pretendem seguir a profissão de educador após a conclusão do curso e 89% conseguem se ver atuando na área no prazo de cinco anos”, destaca a professora.
Segundo a docente, atualmente, a educação se preocupa com a visão de um ensino voltado ao desenvolvimento integral da criança, incluindo habilidades e competências necessárias a essa formação. Por isso, é imprescindível que o pedagogo considere se atualizar constantemente nas formas de avaliação e métodos de ensino. “Levando em consideração os aspectos físicos, cognitivos, motores e sociais de uma criança, a formação base de um pedagogo deve ser ancorada em perfis de professores universitários e intelectuais. Dessa forma, ele processa o saber oriundo das pesquisas e pensamentos, além de compartilhar experiências da área, o que torna o processo mais dinâmico em sala de aula. Com isso, esse profissional tem uma visão mais ampla do progresso para que o país possa receber profissionais cada vez mais preparados para lidar com as demandas contemporâneas”.
A coordenadora do curso de Pós-Graduação em Educação Infantil da Universidade Cruzeiro do Sul destaca que a abordagem pedagógica que, anteriormente era mais voltada ao aprendizado de conteúdos escolares, hoje, tem uma nova abordagem: “questões como o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, as competências socioemocionais são fortemente consideradas, de modo que a escola deve trabalhar com a pluralidade desse aprendiz desde a mais tenra idade”.
Em setembro de 2022, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou que somente um terço das crianças de até 10 anos são capazes de ler e entender uma história simples. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 6,7% da população não era alfabetizada, indicando que uma alta parcela dos brasileiros não teve acesso a uma das etapas mais importantes da educação na primeira infância, prejudicando sua aprendizagem no restante de suas vidas.
“É indiscutível a importância da formação ideal do pedagogo, devido ao seu impacto na vida de todos. Os desafios estão postos, mas recentemente vimos transformações para que a carreira fique mais atrativa, como a melhoria das condições de trabalho dos professores e campanhas alertando para o papel essencial desse profissional tanto para a formação do indivíduo, quanto para o desenvolvimento socioeconômico, social e educacional do Brasil”, finaliza Luciene.
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado
Literatura Lançamento do livro “Educação Positiva na Adolescência” reúne especialistas em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


