
No início deste ano algumas cidades brasileiras viveram momentos de tensão por conta de atos de violência e terrorismo em escolas. Embora Sete Lagoas não tenha sido palco de nenhuma situação grave nesse sentido, a Prefeitura agiu rápido e implementou seu protocolo de segurança para 52 escolas municipais. Assim, em maio, foi colocado em operação o sistema de alarme denominado "botão do pânico" que, em questão de minutos, garante a atuação das forças de segurança em qualquer unidade educacional que estiver em situação de perigo.
A iniciativa, além de trazer mais segurança para a comunidade escolar, foi agraciada no último dia 9 de novembro com o Prêmio Cidades Inteligentes, na Expo BH Cidades Inteligentes. Entre as diversas iniciativas, originárias de todo o estado, Sete Lagoas obteve destaque e será homenageada na abertura do Fórum Internacional de Minas Gerais, no dia 26 e março de 2024, no Minascentro, em Belo Horizonte. Na ocasião, durante a Expo BH Cidades Inteligentes, a Prefeitura vai apresentar uma palestra apresentando o projeto vencedor aos demais municípios mineiros.
Para a secretária municipal de Educação, Roselene Teixeira, o Prêmio Cidades Inteligentes tem significado especial. "A honraria busca a ressignificação das cidades como ecossistemas humanos, valorizando o trabalho dos municípios frente aos desafios das conjunturas estadual, nacional e internacional. A seleção do projeto coroa nosso Município, destacando a implementação das nossas políticas públicas em favor da Educação em um dos momentos mais desafiadores da história", acredita.
A finalidade do botão do pânico é dar início a uma ação imediata de segurança para evitar que tragédias ocorram como em outras escolas do país. "Estamos muito gratos por esse reconhecimento, mas mais importante do que prêmios, é a segurança das nossas crianças e servidores. Meu muito obrigado a todos os colaboradores envolvidos nesse projeto, em especial, à Secretaria de Educação, Guarda Municipal e Departamento de TI", agradeceu o prefeito Duílio de Castro.
Sobre o prêmio
O Cidades Inteligentes é o primeiro Congresso sobre smart cities do estado e o primeiro intercâmbio técnico de inovação dos municípios brasileiros em Nova York (USA), com dez edições integrando ecossistemas de inovação, governos, entidades e instituições de ensino. Juntamente com outras startups, são co-fundadores da ABGovtechs.
Relembre sobre o botão do pânico no link: https://www.setelagoas.
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


