
"Numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista". A fala de Ângela Davis oferece o tom da conversa sobre educação antirracista, tema do 2º Prêmio Destaque Educacional, realizado pela Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). O objetivo é premiar projetos desenvolvidos no cotidiano escolar pelos professores envolvendo o tema.
Ao longo do ano, os professores são estimulados a desenvolverem projetos com o o tema "Educação Antirracista". Esta edição teve 42 projetos inscritos, dos quais dez foram classificados. A solenidade de premiação será realizada no próximo dia 16 de novembro, quinta-feira, às 19h, no auditório do Unifemm. "O Prêmio aponta para a necessidade desses diálogos e provoca docentes e toda a comunidade escolar a pensarem a temática a partir de suas práticas diárias", afirma a secretária da Pasta, Roselene Teixeira.
O Prêmio Destaque Educacional foi instituído pelo decreto nº 03/2022. Puderam se inscrever os professores de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) efetivos ou contratados em exercício da função das unidades escolares da rede pública municipal e escolas conveniadas. Os projetos foram avaliados pela Comissão Coordenadora com uma análise dos seguintes critérios: coerência, criatividade, impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento, intencionalidade, interdisciplinaridade e inclusão.
Com os respaldos legais da Constituição da República Federativa do Brasil, Estatuto da Igualdade Racial, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 10.639, 11.645 e outros, mostra-se necessária a busca constante da institucionalização dessas legislações no ambiente escolar e em toda a sociedade, assim como a conscientização permanente de que o racismo é crime.
"O papel da escola é buscar conhecimentos específicos para o processo de enfretamento do racismo e da discriminação em sala de aula e diálogo com as diferenças, elaborando metas, mapeando estratégias e acompanhando indicadores e políticas públicas municipais, estaduais e federais referentes ao tema", detalha a gerente Educacional da Secretaria, Alexandrina Guimarães. "A luta antirracista deve ocorrer todos os dias na unidade escolar, perpassando o currículo, Projeto Político Pedagógico e demais diálogos. Devemos estar atentos(as) para que isso aconteça de forma eficaz", completa. Patrocínio: HS Veículos, Augustus Joias, Óticas Ronaldo, Flores da Serra e Anna Brand.
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado
Literatura Lançamento do livro “Educação Positiva na Adolescência” reúne especialistas em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


