
Teve início nesta terça-feira, 21 de novembro, a 2ª Jornada Pedagógica para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Sete Lagoas. O objetivo do evento é capacitar os servidores (pedagogos, gestores e professores) para serem multiplicadores em suas respectivas comunidades escolares, além de retomar as discussões e estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ratificar a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e seus desdobramentos, tais como planos de aula e competências socioemocionais. No período de 21 a 24 de novembro, participam os profissionais da Educação Infantil. Na mesma perspectiva, ocorrerá de 4 a 7 de dezembro a formação para os servidores do Ensino Fundamental, concluindo a 2ª Jornada Pedagógica. A jornada conta com a parceria do Polo Educacional da Unopar Sete Lagoas.
A diretora do Departamento de Equipe Pedagógica, Márcia Veiga, fez a abertura do evento. A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Elisângela Almeida, professora efetiva do Município, especialista em Alfabetização e Letramento, neuropsicopedagoga e Master kidCoach, conduz a formação. A profissional foi uma das servidoras formadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para implementação do CRMG 2019. A formação consta de uma abordagem teorico-prática e discursiva, propondo um processo de ação-reflexão-ação sobre a própria prática. Participam duas turmas, contando com uma carga horária de 8 horas, divididas em dois dias cada turma.
Elisângela enfatizou a importância da participação de profissionais nessa formação para multiplicar o conhecimento nos ambientes escolares. "Nosso objetivo é levar todos a trabalhar numa perspectiva que desenvolva habilidades em competências e que isso reflita em atitudes na vida cotidiana e na vida integral de nossos alunos", afirmou. "Uma abordagem enriquecedora, pois ainda existem aspectos que precisam ser amplamente trabalhados nas escolas e colocados em prática. Temos que unir prática e teoria para que realmente a aprendizagem aconteça de uma forma integral: cognitivo, emocional e social", destaca a pedagoga da escola Municipal Quincas Nogueira, Vanessa Cristina.
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


