
Serão encerradas, nesta sexta-feira, 23 de novembro, as inscrições para a 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As inscrições podem ser realizadas no site do Trilhas de Futuro, onde o estudante encontra todas as informações necessárias, tais como prazos, documentos, cursos e turnos disponíveis, entre outras.
É fundamental que, antes de se inscrever, o pleiteante leia com atenção a resolução disponível na página para, só então, prosseguir com a inscrição. Qualquer pessoa pode se inscrever, mas alunos que ainda estão no ensino médio precisam estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024. Nesta edição, em Sete Lagoas, serão oferecidos vários cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em oito instituições de ensino da cidade, entre elas, a Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep), mantida pela Prefeitura, com aulas ministradas na Escola Técnica Municipal (ETMSL).
Confira as instituições de ensino locais participantes e os cursos disponíveis em cada uma delas:
- Fumep: Edificações, Administração, Enfermagem, Eletrotécnica, Química, Metalurgia, Meio Ambiente e Eletrônica.
- Senai: Informática para Internet, Instrumentação Industrial, Administração, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Automação Industrial, Eletrotécnica e Química.
- Senac: Informática, Administração, Logística e Contabilidade.
- Grau Técnico: Administração, Enfermagem e Radiologia.
- Colégio Promove: Logística, Recursos Humanos e Marketing.
- Tecsete: Cuidador de Idosos, Farmácia, Dependência Química, Podologia, Nutrição e Dietética, Prótese Dentária, Recursos Humanos e Enfermagem.
- Santa Maria: Enfermagem e Segurança do Trabalho.
- Cefap: Enfermagem.
Vagas
Para a 4ª edição do Trilhas de Futuro foram disponibilizadas 50 mil vagas em todo estado de Minas Gerais, em diversos cursos. É fundamental que o estudante confira o catálogo de vagas de acordo com cada instituição, tendo em vista que os cursos são presenciais. Para esta edição, foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios e com 89 cursos distintos. Buscando facilitar ainda mais a formação, haverá uma ajuda de custo de R$ 20 por dia, de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição. Esse apoio tem a finalidade principal de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.
Mercado de trabalho
Além de oferecer os cursos profissionalizantes, há ainda uma ajuda aos egressos para adentrarem no mercado de trabalho ao concluir a formação, por meio do Programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. "O Trilhas de Futuro é uma oportunidade muito importante para os jovens e adultos que desejam ingressar em uma formação técnica profissional. Os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com cursos variados e bem estruturados. É uma chance única para todos aqueles que sonham com um bom futuro", avalia o presidente da Fumep, Cláudio Henrique Nacif. As turmas iniciam em fevereiro e o processo de inscrição ocorre via formulário eletrônico no site www.trilhasdefuturo.mg.
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


