Quarta, 28 de Fevereiro de 2024
28°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Trilhas de Futuro

Matrículas para a 4ª edição do Trilhas de Futuro serão encerradas nesta quinta, 23, em Sete Lagoas

23/11/2023 às 10h30
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Matrículas para a 4ª edição do Trilhas de Futuro serão encerradas nesta quinta, 23, em Sete Lagoas

Serão encerradas, nesta sexta-feira, 23 de novembro, as inscrições para a 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As inscrições podem ser realizadas no site do Trilhas de Futuro, onde o estudante encontra todas as informações necessárias, tais como prazos, documentos, cursos e turnos disponíveis, entre outras. 

É fundamental que, antes de se inscrever, o pleiteante leia com atenção a resolução disponível na página para, só então, prosseguir com a inscrição. Qualquer pessoa pode se inscrever, mas alunos que ainda estão no ensino médio precisam estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024. Nesta edição, em Sete Lagoas, serão oferecidos vários cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em oito instituições de ensino da cidade, entre elas, a Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep), mantida pela Prefeitura, com aulas ministradas na Escola Técnica Municipal (ETMSL). 

Confira as instituições de ensino locais participantes e os cursos disponíveis em cada uma delas:
- Fumep: Edificações, Administração, Enfermagem, Eletrotécnica, Química, Metalurgia, Meio Ambiente e Eletrônica.
- Senai: Informática para Internet, Instrumentação Industrial, Administração, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Automação Industrial, Eletrotécnica e Química.
- Senac: Informática, Administração, Logística e Contabilidade.
- Grau Técnico: Administração, Enfermagem e Radiologia.
- Colégio Promove: Logística, Recursos Humanos e Marketing.
- Tecsete: Cuidador de Idosos, Farmácia, Dependência Química, Podologia, Nutrição e Dietética, Prótese Dentária, Recursos Humanos e Enfermagem.
- Santa Maria: Enfermagem e Segurança do Trabalho.
- Cefap: Enfermagem.

Vagas
Para a 4ª edição do Trilhas de Futuro foram disponibilizadas 50 mil vagas em todo estado de Minas Gerais, em diversos cursos. É fundamental que o estudante confira o catálogo de vagas de acordo com cada instituição, tendo em vista que os cursos são presenciais. Para esta edição, foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios e com 89 cursos distintos. Buscando facilitar ainda mais a formação, haverá uma ajuda de custo de R$ 20 por dia, de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição. Esse apoio tem a finalidade principal de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.

Mercado de trabalho
Além de oferecer os cursos profissionalizantes, há ainda uma ajuda aos egressos para adentrarem no mercado de trabalho ao concluir a formação, por meio do Programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. "O Trilhas de Futuro é uma oportunidade muito importante para os jovens e adultos que desejam ingressar em uma formação técnica profissional. Os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com cursos variados e bem estruturados. É uma chance única para todos aqueles que sonham com um bom futuro", avalia o presidente da Fumep, Cláudio Henrique Nacif. As turmas iniciam em fevereiro e o processo de inscrição ocorre via formulário eletrônico no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes