
Em reunião com a Federação Mineira de Futebol e todos os clubes participantes do Campeonato Mineiro 2024, realizada no Mineirão, ficou decidido a fórmula de disputa, os grupos definidos e o auxílio do patrocinador master do Estadual na melhoria de estádios necessitados.
A novidade da disputa do próximo ano será a participação do Itabirito, que vai disputar a elite estadual pela primeira vez. A equipe de Itabirito foi a campeão do Módulo II deste ano, tendo como vice o Uberlândia, outro que disputará a primeira divisão mineira em 2024.
Fundo de investimento
A principal novidade da FMF para o próximo Estadual é a criação de um fundo de investimento no valor de R$ 1 milhão, que ajudará aos clubes a custearem melhorias nos estádio com alvo nos gramados, vestiários, iluminação e arquibancadas.
A divisão desse dinheiro do fundo de investimento será de acordo com a avaliação feita pelos clubes visitantes ao término da primeira fase. Os clubes mais bem avaliados receberão um valor maior do que aqueles que forem piores avaliados.
A FMF ajudará na melhoria dos gramados cerca de 30 dias antes da competição ser iniciada. A medida é a mesma tomada na edição do Mineiro desse ano.
O banco Sicoob, que dá o nome comercial ao Campeonato Mineiro, facilitará o crédito para os clubes que necessitarão fazer melhorias em seus estádios para a disputa da competição do próximo ano.
Regulamento
O regulamento será o mesmo do ano passado. Os 12 clubes serão divididos em três grupos. Na primeira fase, eles enfrentam as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado dos três grupos passam à semifinal.
Na fase de mata-mata, os times de melhor campanha terão vantagem de dois empates ou de uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. O Atlético defenderá o tetracampeonato da competição.
Os 12 clubes foram divididos da seguinte forma:
VAR
O Campeonato Mineiro e o Paulista são os únicos torneios estaduais do país a contar com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) durante toda a competição. Para a próxima temporada, a FMF iniciou o processo de treinamento dos árbitros de maneira antecipada e a coordenação ficou a cargo do árbitro Márcio Eustáquio Santiago.
Vôlei Vem aí o Festival Transformar Mari Cassemiro 2025, evento do ícone do vôlei
Esportes Paraopeba lança Programa Bolsa-Atleta para impulsionar talentos locais
Futebol Proposta do Grêmio por Hulk não existe, mas representante do atacante não descarta saída do ídolo do Atlético
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas abre chamamento público para reconhecer Atletas Destaque 2025
Competição Atletas de Sete Lagoas participam de evento que celebra dois anos da JJFA com competição especial em Belo Horizonte
Boxe Equipe Seven Fight conquista nova vitória e destaca Sete Lagoas no cenário das lutas Mín. 19° Máx. 35°


