
Hoje o país celebra o dia do Vira-Lata. Termo refere-se a cães e gatos sem raça definida. O objetivo da data é promover a adoção responsável desses animais, os mais presentes nos lares brasileiros.
O volume dos sem-pedigree é 29,39%, praticamente o dobro do segundo colocado no ranking - os cães da raça Shih Tzu (14,57%) - e quase quatro vezes maior que o terceiro colocado, os Poodles (7,66%). Levantamento foi feito pela VetFamily e OnePet, sistema de gestão de pet shops e clínicas veterinárias, com dados dos últimos cinco anos.
Embora haja um crescente interesse pelos vira-latas, o número de animais em situação de vulnerabilidade ainda é grande: país tem hoje 184.960 animais abandonados ou resgatados por maus-tratos sob tutela de ONGs e grupos de Protetores, apontam dados do Instituto Pet Brasil. Destes, 96% são cães e 4% são gatos.
Um dos motivos principais para o abandono é a falta de conhecimento aprofundado sobre o processo de adoção e seus impactos reais na vida do pet e do tutor, avalia Roberta Paiva, gerente de marketing de Pet Health da Elanco Saúde Animal. Desde 2021, programa Adoção de Responsa, capitaneado pela empresa, chama atenção sobre a importância de levar um pet para casa. “A adoção responsável não culmina em abandono ou maus-tratos”, explica Roberta.
“Adotar é um ato de amor que traz muitas alegrias, mas deve ser feito com responsabilidade, cuidado e atenção, sempre considerando as necessidades físicas, emocionais e comportamentais do animal”.

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 31°


