
Os estudantes mineiros agora terão um boletim escolar digital. O Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), lançou a novidade nesta terça-feira (13) em Belo Horizonte.
Inicialmente, cerca de 500 escolas da rede estadual de ensino, em 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, terão acesso à funcionalidade.
O sistema vai permitir que estudantes e responsáveis consultem notas e frequências bimestrais com apenas alguns cliques. Para o secretário de educação Igor de Alvarenga, o Boletim Escolar Digital vai trazer mais comodidade aos pais e responsáveis pelos estudantes.
“O responsável pelo aluno vai poder acompanhar a rotina, a frequência, as notas. Tudo isso é fundamental para que consigamos nos envolver ainda mais e melhorar a qualidade do ensino. Vale destacar que não tem como fazer educação sem parceria com a comunidade escolar e os pais. Esse lançamento é fruto desse diálogo”, disse.
O governador Romeu Zema comemorou a novidade: “Hoje, nós estamos dando um passo muito importante na educação. Com o Boletim Escolar Digital, os pais terão acesso às notas dos filhos, que serão atualizadas bimestralmente e poderão acompanhar o desempenho dos estudantes”.
Como acessar
O acompanhamento escolar ficará disponível para instituições pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, contemplando aproximadamente 300 mil estudantes.
As 39 cidades incluídas são: Barão de Cocais; Belo Horizonte; Belo Vale; Betim; Bom Jesus Do Amparo; Bonfim; Brumadinho; Caeté; Catas Altas; Confins; Contagem; Crucilândia; Esmeraldas; Ibirité, Igarapé; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Moeda; Morro Do Pilar; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Piedade dos Gerais; Raposos; Ribeirão Das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Bárbara; Santa Luzia; Santana do Riacho; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Taquaraçu de Minas; e Vespasiano.
De acordo com o governo, o objetivo, neste momento, é coletar considerações dos usuários e realizar ajustes necessários para garantir que, no início do ano letivo de 2025, a funcionalidade esteja disponível nas mais de 3,4 mil escolas da rede estadual de Minas Gerais.
O Boletim Escolar Digital pode ser acessado por meio do aplicativo MG App e do Portal Cidadão. O acesso requer um login gov.br com CPF e está disponível apenas para o estudante e responsável cadastrados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).
Caso haja inconsistências nas informações, os responsáveis deverão entrar em contato com a escola para correções.

Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado
Literatura Lançamento do livro “Educação Positiva na Adolescência” reúne especialistas em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


