
Cerca de 500 pessoas participaram do 9º Encontro Estadual das CEBs de Minas Gerais, entre o 18 e 21 de Julho de 2024, na cidade de Passos, da Diocese de Guaxupé, com o tema: “CEBs e lutas populares – caminhando juntos por terra, teto e pão” e o lema: “Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes” (Lc 1,52).
As Caravanas vindas de todas as regiões mineiras chegaram à cidade de Passos, desde à tarde da quinta-feira dia 18 de Julho. A Diocese de Sete Lagoas foi representada pelo coordenador Luciano Lira, o padre assessor Warlen Ferreira e mais 10 representantes da CEBs. Todos os participantes foram acolhidos nas casas de famílias das Paróquias da cidade de Passos.
A abertura do encontro foi marcada por um momento de espiritualidade com a indicativa de que esses dias seriam uma oportunidade de cada um se inteirar sobre a riqueza do tema, pois não tem sentido uma Igreja que não seja Comunidade.
O arcebispo de Uberaba e responsável por acompanhar as CEBs no Regional Leste II, Dom Paulo Mendes Peixoto, a partir da sua reflexão, ajudou a pensar o que podemos fazer para que nossas comunidades sejam lugares de partilha constante.
Na sexta-feira pela manhã os trabalhos se iniciaram com a assessoria do padre Paulo Adolfo e da Irmã Wirma Barion a cerca do tema proposto: CEBs e lutas populares – caminhando juntos por terra, teto e pão”, e na parte da tarde os participantes se dividiram em 13 oficinas, onde puderam debater sobre vários temas ligados às lutas populares. Ainda na sexta-feira, os participantes acompanharam o momento denominado “Romaria dos Mártires da Caminhada” que relembra àqueles que doaram suas vidas em defesa do Evangelho, em sua profundidade e verdade, e sofreram as consequências da perseguição e morte em favor do Reino.
No sábado o destaque do encontro foi o tema Sinodalidade. Segundo o assessor, o Irmão Mariano, “a sinodalidade é permanente, não é como a Campanha da Fraternidade. Implica organizar-nos por dentro. Exige uma conversão que mude a cabeça, o coração e a atitude.” Na parte da tarde do sábado foi o momento do retorno dos trabalhos das oficinas através de apresentações.
Os jovens, mesmo em número menor, marcaram presença conduzindo os momentos de oração e reflexão.
No último dia do encontro, no domingo, foi o momento de aprovação da Carta Compromisso na escolha da próxima Diocese que iria acolher o 10º Encontro Estadual.
Os representantes da Diocese de Sete Lagoas, apresentaram o desejo de sediar o próximo encontro e leram a carta enviada pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, acolhendo o 10º Encontro Estadual das CEBs em 2028.
E assim a Diocese de Sete Lagoas foi aprovada pela assembleia presente, como o local do próximo Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base, previsto para acontecer em 2028.
O encontro encerrou-se com a missa de envio, celebrada por Dom Paulo Peixoto, abençoando as expectativas de bons frutos nos trabalhos diocesanos, a partir da partilha e experiências vividas nesses dias do encontro.

Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 31°


