
Em um mundo de desafios e adversidades, ser ouvido, acolhido, receber afeto e atenção faz toda a diferença, principalmente em momentos em que a saúde se encontra fragilizada. Essa doação de tempo, ações e bons sentimentos, de forma espontânea e não remunerada, é atribuída ao voluntariado, que é celebrado anualmente no dia 28 de agosto.
E neste ano, a data será comemorada de forma especial na unidade da Versânia Brasil (rua Denver, 190, bairro Santa Lúcia), em Belo Horizonte, a partir das 15h. Trata-se de uma roda de leitura de cartas de cunho carinhoso, de acalento e de esperança que foram escritas a mão, digitalizadas e impressas por Voluntários da Fundação Keralty, de diversas partes do Brasil, e direcionadas aos pacientes que passam por tratamento de cuidados paliativos na clínica. Do total de quase 16 mil voluntários da rede no país, mais de 3 mil são da capital mineira.
“O voluntário é aquela pessoa que se doa em troca de algo que o dinheiro não paga: um abraço, um sorriso, um olhar de gratidão e palavras, como obrigado. É um ser que trata o valor humano como algo condicional da vida. E celebrar a data com essa iniciativa, de compartilhamento de emoções, é muito precioso para nós”, diz Erika Nunes, gerente da Associação Keralty.
Algumas cartas trazem, além do conteúdo inspirador, fotos dos remetentes, segundo a gerente. “É a forma de voluntários criarem vínculos com os destinatários. Inclusive, alguns deles gravam as cartas em formato de áudios e vídeos que são encaminhados via e-mail ou WhatsApp”, explica.
Todas as cartas passam por revisão que é feita por uma equipe de voluntários pedagogos e psicólogos. Por meio desse procedimento é possível identificar o que o remetente quer externar e se está em consonância com as regras do projeto que constam em um e-book.
Para fazer parte do grupo de voluntários é necessário se inscrever por meio da plataforma Atados (https://atados.com.br/ong/associacao-keralty/vagas), parceira do projeto que tem como missão fortalecer a cultura do voluntariado no Brasil.

  Despedida  FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina  
  Trilhas de Minas  Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas  
  Inédito  Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’ 
  Novo milionário  Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade  
  Universo  Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar  
  Vida animal  Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó 
  Viagem  Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas  
  Saúde  Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas  
  Fé  Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 31°


