
O prefeito de Sete Lagoas Douglas Melo (PSD) vetou o projeto de lei 370/2024 da Câmara Municipal que criava salas de silêncio para crianças portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA) e neuroatípicas nas escolas municipais.
Em mensagem enviada para o Legislativo, o chefe do executivo relata que, para criar as salas de silêncio, seria necessária intervenção nas estruturas das escolas para construí-las, sendo que, de acordo com o prefeito, “a rede municipal de ensino enfrenta desafios para suprir a demanda de salas de aula regulares, tornando
inviável a alocação de recursos para a criação de novos espaços sem prejuízo da estrutura existente”.
Da mesma forma, foi apontada a “carência de servidores capacitados” para atender demandas específicas, já que para operar tais salas é necessário profissionais capacitados. Continuando a justificativa, o município relata que não há estimativa de impacto financeiro no orçamento municipal para a criação das salas, o que feriria a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ainda na mensagem, o executivo aponta que a criação destes espaços específicos é uma ação exclusiva da Prefeitura Municipal, como indicado pela Constituição.
O município argumenta que existem políticas voltadas para a inclusão e atendimento de pessoas neuroatípicas como o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Inclusivo (NAEEI), com salas de recurso multifuncionais em 16 escolas da rede municipal de ensino.
De autoria do ex-vereador Pastor Alcides (Republicanos) e do atual edil Rodrigo Braga (MDB), o projeto regulamentava a criação de salas de acomodação sensorial, onde alunos autistas ou neuroatípicos possam ter aliviar a sobrecarga sensorial para evitar crises e comportamentos disruptivos.
No texto, as salas deveriam ter redutores de ruído, com baixo estímulo visual e sonoro, além de objetos reguladores a fim de aliviar as sobrecargas, como brinquedos psicomotores, por exemplo.

Volta às aulas Rede Municipal de Ensino retoma aulas e inicia novo ciclo letivo em Paraopeba
Volta às aulas Volta às aulas marca início do ano letivo em Baldim
Prêmio Santana do Riacho conquista Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo na alfabetização
Assistência social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil em Caetanópolis
Volta às aulas Rede municipal de Sete Lagoas retoma aulas no dia 4 de fevereiro
Ensino superior Inscrições para o PROUNI começam nesta segunda (26); saiba como consultar as vagas disponíveis
Educação Escola nas Férias começa nesta segunda-feira (26) com atividades em mais de 200 instituições
Ensino superior Sisu 2026: prazo de inscrições termina nesta sexta-feira (23)
Ensino superior Ministério da Educação inclui Faculdade Atenas em Sete Lagoas na relação das instituições com pior desempenho Mín. 18° Máx. 21°


