
Por Marco Britto, para Um Só Planeta
O ano de 2025 começou com recorde de calor na média do planeta, segundo medições da agência espacial europeia, Copernicus. O último mês foi o janeiro mais quente já registrado, com temperaturas 1,75°C acima da era pré-industrial (1850-1900), que serve de referência para o acompanhamento do aquecimento global.
Janeiro marcou também um período crítico para os polos, com recorde de retração de gelo no Ártico para o mês, empatando com a pior marca até então, de 2018 (cerca de 10,5 milhões de km²). Na Antártida, a extensão do gelo esteve 5% abaixo da média de janeiro, resultado um pouco melhor para o mesmo mês nos últimos dois anos (os mais quentes já registrados), e próximo da média em comparação a outros anos recentes. “Isso contrasta com os valores recordes ou quase recordes observados em 2023–2024”, observam os pesquisadores, em nota.
SETE LAGOAS Festival de Inverno de Sete Lagoas divulga programação gratuita com cinco dias de arte e cultura
SAÚDE SUS inicia projeto-piloto com canetas emagrecedoras para tratamento da obesidade
SETE LAGOAS 25º Batalhão da PM promove programação do Junho Violeta em Sete Lagoas nesta sexta e sábado
SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas decreta expediente até meio-dia na segunda-feira por jogo do Brasil
SETE LAGOAS Foragido da Justiça é preso e adolescente é apreendida por tráfico de drogas no bairro Montreal, em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Escola Estadual Mauro Faccio Gonçalves conquista a 2ª melhor nota do ENEM 2025 em Sete Lagoas
CACHOEIRA DA PRATA Cachoeira da Prata desenvolve projeto Trajeto Moda em parceria com Governo de Minas
SETE LAGOAS Tropa do Lucca promove primeiro amistoso solidário diante da Academia do Galo em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Dois homens são presos por tráfico de drogas durante ocorrência no bairro Emília, em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 25°


