
A partir deste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai adotar um processo seletivo seriado, avaliação que funcionará em paralelo ao atual ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na prática, os candidatos farão três provas em três anos, relativos a cada uma das séries do Ensino Médio. A partir de 2028, 30% dos alunos terão sido aprovados pelo novo modelo.
A avaliação seriada foi aprovada na última semana pelo Conselho Universitário. Reuniões e debates sobre o tema foram feitos de maio de 2023 a janeiro de 2025. Segundo a universidade, o modelo de seleção já é utilizado por mais de 20 universidades no Brasil, cinco delas em Minas.
O ciclo seriado seguirá as regras de cotas garantidas por lei e será aberto a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Haverá possiblidade de isenção (parcial ou integral) do pagamento da taxa de inscrição para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A avaliação seriada é uma forma adicional de seleção de candidatos aos cursos de graduação, ao longo de três anos consecutivos, que propicia, por exemplo, que o candidato inicie o processo ainda no primeiro ano do Ensino Médio.
Apenas um percentual das vagas iniciais (nesse caso, 30%) será ofertado por essa forma de seleção, sendo necessária a coexistência com outro processo seletivo (como o atual, com base no Enem).
O candidato realiza a primeira etapa do processo seletivo no ano 1 e faz uma prova sobre o conteúdo do 1º ano do Ensino Médio. O mesmo irá ocorrer nos anos 2 e 3. Somente nesta terceira etapa o candidato irá escolher o curso de graduação pretendido.
Conforme prevê a proposta aprovada pelo Conselho Universitário, o candidato, para ingressar na UFMG no primeiro período letivo de 2028 por meio da seleção seriada, deverá iniciar seu ciclo avaliativo já em 2025 e completá-lo nos dois anos seguintes (2026 e 2027).
Agressão Ex-companheira tenta agredir homem após festa de confraternização em Sete Lagoas
Brutalidade Grávida de três meses é brutalmente agredida por homem em Sete Lagoas
Maus-tratos Em Sete Lagoas, cão quase morre dentro de carro e idoso é preso por abandono do animal
Ameaça Padrasto ameaça enteada após briga em Sete Lagoas
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Trânsito Natal na BR-040 terá até 64% mais tráfego: Via Cristais reforça operação e segurança
Crime Funcionário denuncia injúria homofóbica em supermercado de Sete Lagoas
Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Ataque de animal Pitbull ataca mulher de 64 anos e cadela em Sete Lagoas; o cão de estimação está em estado grave Mín. 17° Máx. 31°

