
Na madrugada de domingo (16) a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Aviação do Estado (Comave) realizou o salvamento de três homens que estavam perdidos na Serra do Cipó. A informação inicial era que três adultos haviam programado uma trilha de cachoeiras, partindo da pousada Duas Pontes, que estavam sem comunicação e, possivelmente, perdidos/ou feridos na Serra do Cipó.
Nessa ocorrência, destacou-se o empenho qualificado dos militares do Comave e a capacidade operativa com o recurso tecnológico embarcado “Near vertical incidence skywave” (NVIS) que envolve o uso de antenas para determinadas frequências, com um ângulo muito elevado, próximo ou alcançando os 90º, que distingue a PMMG dentre as instituições de segurança pública. Foram utilizados também os Óculos de Visão Noturna (OVN). A tecnologia possibilita aos militares operarem em locais sem iluminação, garantindo uma maior eficiência em ações, seja de combate à criminalidade ou em ocorrências de resgates.
Preliminarmente iniciou-se as buscas no perímetro delimitado e a equipe localizou o grupo a ser socorrido. Entretanto devido o terreno ser desconhecido, íngreme e irregular (com vales e grotas) e em total breu, no primeiro momento e, por segurança, restringiu-se a orientar com farol de busca spectrolab.
Com a coordenação e comunicação técnica entre os integrantes Pegasus 08, e observação dos grupos de altura, os militares realizaram um pouso em área desconhecida e de completo breu, de onde foram embarcados os dois resgatados mais debilitados, que reclamavam de dores nos pés e exaustão. Como não haviam ferimentos graves ou outras complicações, ajustou-se o translado dos resgatados para apoio terrestre até ao ponto de apoio na Pousada.
Autor: DEIWSON MAGAL
Sete Lagoas Homem é encontrado morto em lote vago em sete lagoas
Solidariedade Casal que selou matrimônio em hospital de Sete Lagoas precisa de ajuda urgente
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


