Apesar de ter deixado o status de emergência global, a Covid-19 segue fazendo vítimas em Minas Gerais. Em 2025, já são 98 mortes registradas, o que representa um óbito a cada 29 horas. A baixa cobertura vacinal tem sido apontada como um dos principais fatores para a continuidade da transmissão e da gravidade da doença, que sobrecarrega os atendimentos de urgência na região metropolitana de Belo Horizonte.
Apenas 43,98% da população completou o esquema com doses de reforço da vacina monovalente, e apenas 19,27% receberam a vacina bivalente. Especialistas alertam que a imunização é essencial, especialmente entre idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas imunossuprimidas, que são os mais vulneráveis às complicações da doença.
As cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim já decretaram situação de emergência devido ao aumento de casos de doenças respiratórias. Hospitais da rede pública e privada registram alta nas internações, principalmente entre idosos. Infectologistas também chamam a atenção para a subnotificação dos casos, já que muitas pessoas com sintomas leves deixam de procurar diagnóstico.
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Mín. 14° Máx. 24°