
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Sete Lagoas, localizado na Escola Técnica Municipal, acaba de ser contemplado com mais uma importante oferta de formação continuada. Trata-se do curso de Especialização em Educação Especial, ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a DEDD/UFMG e com fomento da CAPES, por meio do Programa UAB.
A formação será gratuita, em formato semipresencial, e está com inscrições abertas até o dia 15 de maio de 2025, exclusivamente para professores da educação básica com formação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área. A turma terá 30 vagas destinadas a Sete Lagoas, entre as 150 ofertadas em todo o Estado (divididas entre os polos de Araçuaí, Barroso, Congonhas, Sabará e Sete Lagoas).
Com duração de dois anos e carga horária de 360 horas, o curso tem como objetivo capacitar docentes, gestores e demais profissionais da educação para atuarem na perspectiva inclusiva da Educação Especial. Os conteúdos são divididos em quatro módulos, sendo o último dedicado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Entre os temas abordados estão: desenho universal para aprendizagem, ensino colaborativo, tecnologia assistiva, e fundamentos históricos e legais da educação especial.
Os encontros presenciais ocorrerão no Polo UAB Sete Lagoas para realização de avaliações, atividades práticas, seminários e orientação de projetos. As datas ainda serão definidas pela coordenação do curso.
As inscrições devem ser feitas até 23h59 do dia 15/05/2025 por meio de formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo da UFMG. Os candidatos devem reunir a documentação exigida no edital em um único arquivo PDF, de até 25 MB.
A seguir, o link para inscrição: EdProfSUS | Inscrições para docentes
Oportunidade para docentes tutores – Curso de Preceptoria em Saúde
O Polo UAB de Sete Lagoas também participa como parceiro no Curso de Especialização em Preceptoria para a Educação Profissional em Saúde, com ênfase na Atenção Primária e Vigilância em Saúde. O curso será ofertado em parceria entre a Fiocruz e a Unimontes.
Atualmente, está aberto edital para seleção de tutores de apoio à aprendizagem (docentes), voltado à futura oferta do curso, que ainda não teve edital de alunos publicado. Os interessados devem consultar as diretrizes no portal oficial da instituição responsável.
Essas ações reforçam o papel do Polo UAB Sete Lagoas como referência em educação pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação continuada de profissionais e fortalecendo o desenvolvimento educacional do município.
Mais informações podem ser acessadas no site https://www.epsjv.fiocruz.br/edprofsus.
Violência Homem é preso após quebrar vidraça e ameaçar funcionária em espaço cultural de Sete Lagoas
Polêmica Minuto de silêncio por vítimas de operação no Rio gera debate acalorado na Câmara de Sete Lagoas
Vida animal Policiais resgatam tamanduá perdido no bairro Dona Sílvia
Novela Paula Fernandes retorna às telinhas da Globo na nova novela das 19h: “Coração Acelerado”
Roubo Motorista tem carga furtada enquanto dormia em posto da BR-040, em Caetanópolis
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas
Literatura Exposição valoriza escritores de Sete Lagoas e destaca a produção literária local
Leitura “Estação das Histórias” promove encontro com contadores de histórias e escritores mineiros em escolas de Sete Lagoas
Concurso federal Concurso do TCU tem vagas para auditor federal com salário de R$ 26 mil Mín. 18° Máx. 33°


