Sexta, 16 de Maio de 2025
18°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Geral Saúde animal

Prefeitura de Sete Lagoas abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos

O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, entre os dias 15 e 18 de maio de 2025

16/05/2025 às 14h34
Por: Redação
Compartilhe:
Prefeitura de Sete Lagoas abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), abriu as inscrições para o programa de castração gratuita de cães e gatos. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, entre os dias 15 e 18 de maio de 2025, ou até que todas as vagas sejam preenchidas.

A ação é voltada para moradores de Sete Lagoas com renda familiar de até dois salários mínimos. Os animais devem ter entre 6 meses e 7 anos, estar saudáveis e atender aos critérios estabelecidos pelo CCZ. O objetivo é promover o controle populacional de animais, prevenindo abandonos e garantindo mais qualidade de vida aos pets.

“O procedimento de castração evita ninhadas indesejadas, contribui para a redução de animais em situação de rua e também traz benefícios diretos à saúde dos pets. Animais castrados tendem a ser mais calmos, se envolvem menos em brigas e estão menos sujeitos a doenças como tumores e infecções reprodutivas”, explica Dr. Thiago Henrique Carvalho de Souza, médico veterinário e coordenador do CCZ.

Para se inscrever, basta acessar o site http://zoonoses.setelagoas.mg.gov.br/cadastro.php. Quem já se cadastrou anteriormente não precisa realizar nova inscrição, apenas aguardar o contato da equipe do CCZ. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3771-5796.

A castração é um ato de responsabilidade e cuidado, que ajuda a manter a saúde dos animais e o equilíbrio da população de pets na cidade.

DOCUMENTAÇÃO E RESTRIÇÕES

No dia da cirurgia, os tutores devem apresentar comprovante de residência e de renda, documento de identidade e termos de autorização assinados, que estão disponíveis no site do cadastro. Além disso, é obrigatória a apresentação de exames prévios, como teste de Leishmaniose (DPP e, se necessário, confirmação) para cães e teste de Esporotricose para gatos. Vale ressaltar que não serão castrados animais braquicefálicos (de focinho achatado), com doenças dermatológicas, em cio ou gestação avançada, obesos, epilépticos ou cadelas com mais de 15 kg.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
18°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 25°

Sáb 25°C 12°C
Dom 26°C 12°C
Seg 26°C 13°C
Ter 27°C 13°C
Qua 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio