
As obras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), em Sete Lagoas, estão em ritmo acelerado. Na manhã desta sexta-feira (6), o vereador Caio Valace e o Deputado Federal Rogério Correia realizaram uma visita às obras acompanhados pela Diretora de Implantação da unidade, Renata Marques dos Santos. O encontro confirmou o ritmo acelerado da construção, que já apresenta fundações e previsão de entrega para o final deste ano.
A visita demonstrou o progresso do empreendimento que, segundo Caio Valace, representa uma revolução na educação no município. O parlamentar ressaltou a importância do IFTM para a juventude sete-lagoana, destacando a oportunidade de acesso a um ensino técnico e tecnológico de alta qualidade. “Teremos na cidade um campus avançado, oferecendo educação de primeiro mundo e gratuita a nossos estudantes”, disse o vereador.
O Deputado Federal Rogério Correia celebrou o retorno e a expansão dos Institutos Federais e destacou Sete Lagoas como uma das seis cidades mineiras a receber uma nova unidade. "Era um desejo histórico para Sete Lagoas ter aqui o Instituto. Hoje, vemos essa beleza das obras já em andamento, com um terreno abençoado para construção das salas e laboratórios, permitindo ainda a construção de áreas esportivas e de convivência", afirmou o deputado.
A diretora Renata Marques dos Santos expressou gratidão em nome do IFTM e confirmou a expectativa de iniciar o ano letivo em 2026. "Já fizemos uma parte da fundação e temos a previsão de no final do ano essa obra já ser entregue. Início do ano que vem, a gente já começa com o ano letivo, trazendo a educação pública de qualidade, comprometida com a sociedade sete-lagoana", disse Renata.
Mais recursos
Durante a visita, o vereador Caio Valace aproveitou a presença do Deputado Federal Rogério Correia para solicitar uma emenda parlamentar destinada a obras complementares do Instituto Federal. A demanda inclui a cobertura da quadra esportiva e outras reformas necessárias em áreas não contempladas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que foca em novas construções. Rogério Correia demonstrou receptividade ao pedido, sinalizando que buscará viabilizar o recurso para o próximo ano, após diálogo com a reitoria do IFTM.

Histórico
A chegada do IFTM a Sete Lagoas foi um marco anunciado pelo Governo Federal em março de 2024, como parte do plano de expansão nacional dos Institutos Federais. Desde então, diversas etapas foram cumpridas, incluindo a doação de um terreno de quase 23 mil metros quadrados pela Prefeitura, com aprovação da Câmara Municipal enquanto Caio Valace era presidente.
A tramitação do projeto e a aprovação na Câmara foram feitas em tempo recorde. A cidade já iniciou ações educacionais preliminares, como o primeiro curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL).
O edital de concorrência pública para a construção do prédio, com orçamento de cerca de R$ 13 milhões, foi publicado em outubro de 2024. Com os primeiros recursos liberados e o contrato assinado, a obra agora avança, e a expectativa é que as primeiras turmas iniciem as atividades em 2026.
Estrutura e cursos
Em uma audiência pública histórica realizada na Câmara Municipal de Sete Lagoas em 14 de abril, o IFTM foi oficialmente apresentado à sociedade sete-lagoana. O encontro, proposto e presidido pelo vereador Caio Valace, detalhou a estrutura e os cursos que serão oferecidos a partir de 2026. A nova unidade contará inicialmente com 12 salas de aula, 8 laboratórios, biblioteca, área administrativa e espaço esportivo. Com base em uma consulta pública que recebeu 1.770 respostas, os primeiros cursos técnicos integrados ao ensino médio confirmados são Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, alinhados às demandas do setor produtivo local. Além disso, o campus oferecerá um Centro de Idiomas com cursos gratuitos de inglês e espanhol para a comunidade.
Violência Homem é preso após quebrar vidraça e ameaçar funcionária em espaço cultural de Sete Lagoas
Polêmica Minuto de silêncio por vítimas de operação no Rio gera debate acalorado na Câmara de Sete Lagoas
Vida animal Policiais resgatam tamanduá perdido no bairro Dona Sílvia
Novela Paula Fernandes retorna às telinhas da Globo na nova novela das 19h: “Coração Acelerado”
Roubo Motorista tem carga furtada enquanto dormia em posto da BR-040, em Caetanópolis
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas
Literatura Exposição valoriza escritores de Sete Lagoas e destaca a produção literária local
Leitura “Estação das Histórias” promove encontro com contadores de histórias e escritores mineiros em escolas de Sete Lagoas
Concurso federal Concurso do TCU tem vagas para auditor federal com salário de R$ 26 mil Mín. 18° Máx. 33°


