A organização da 7ª Semana da Diversidade e da 14ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Sete Lagoas já está a todo vapor. Em uma reunião realizada no último dia 22 de julho no Marcenaria 132 Café Bar, representantes dos principais movimentos de militância da cidade se reuniram para alinhar ações, divulgar as primeiras atividades confirmadas e reforçar as parcerias com o Poder Público e a iniciativa privada.
Participaram do encontro representantes do Movimento LGBTQIAPN+ de Sete Lagoas, do Coletivo Livre LGBT, do MG Seven e do Coletivo Feminista Várias Marias. Durante a reunião, os grupos compartilharam as articulações feitas junto às Secretarias Municipais de Saúde, Cultura e Esporte, e da Mulher, que têm sido fundamentais para a construção colaborativa do evento, além de novas parcerias com empreendedores locais.
Este ano, a Parada traz um tema potente e urgente: "Envelhecer com orgulho: quando o cuidado vira política pública". A proposta é chamar atenção para os direitos das pessoas LGBTQIAPN+ 60+, reforçando a importância de políticas públicas de cuidado, acolhimento e visibilidade para essa população historicamente invisibilizada.
Segundo Fabiano Santana, presidente do Conselho Municipal de Políticas LGBTQIAPN+, “é com muita emoção que vemos essa mobilização crescer ano após ano. A Semana da Diversidade é uma conquista coletiva e um espaço legítimo de visibilidade, escuta e transformação. Queremos uma Sete Lagoas que respeita e acolhe a todas as formas de existir.”
A semana terá início no dia 06 de setembro, com um evento inédito: o Campeonato de Vôlei com Afronte, que acontece nos dias 06 e 07, no Ginásio Coberto Márcio Paulino. O campeonato reunirá oito equipes em partidas marcadas por inclusão, ousadia e muita celebração. DJs animarão os intervalos, e o ambiente será preparado para receber o público com uma atmosfera vibrante de acolhimento, resistência e diversidade.
O local da reunião, o Marcenaria 132 Café Bar, também será palco de uma das ações culturais da semana: a exibição de um curta-metragem que resgata o histórico de resistência da comunidade LGBTQIAPN+ na cidade e região. Na mesma noite, haverá referências ao movimento Ballroom e discotecagem com DJs, numa noite dedicada à arte, memória e expressão.
A programação inclui ainda atividades de conscientização à saúde LGBT, ações esportivas, performances artísticas e uma atração especial a ser anunciada nos próximos dias. A culminância será no dia 14 de setembro, com a tão aguardada Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, que promete tomar as ruas de Sete Lagoas com cores, música, mensagens de respeito e muito amor.
Para Thyago Mariano, presidente do Movimento LGBTQIAPN+ de Sete Lagoas, “essa é uma das edições mais significativas da nossa história. Estamos unindo forças para que cada pessoa LGBTQIAPN+ se sinta representada, acolhida e fortalecida. A Semana da Diversidade é sobre celebrar sim, mas, acima de tudo, sobre existir com dignidade e exigir nossos direitos.”
A programação completa da Semana da Diversidade e da Parada do Orgulho será divulgada em breve. Fique de olho nas redes sociais dos movimentos participantes para acompanhar todas as novidades.
Orgulho é resistência. Diversidade é potência.
Envelhecer com orgulho: quando o cuidado vira política pública.
Mín. 11° Máx. 26°