
A nova marca turística de Belo Horizonte foi apresentada nesta quinta-feira (21) pelo prefeito Álvaro Damião durante o 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo. O posicionamento “Te Encontro em BH” será utilizado para valorizar e fortalecer o turismo da cidade, além de orientar as estratégias de marketing e promoção de Belo Horizonte nacional e internacionalmente.
"BH é a cidade do sim. Sim, eu posso te encontrar. Sim, eu te encontro em BH. Te encontro no Mercado Central, te encontro na Pampulha, te encontro em Venda Nova, te encontro no Barreiro. O importante é que a gente se encontre em BH", disse Álvaro Damião.
A criação da nova marca turística busca posicionar a capital de forma mais clara e contemporânea para turistas, investidores e moradores. Com o crescimento da visibilidade do Carnaval, do calendário de eventos e da gastronomia reconhecida internacionalmente, Belo Horizonte passa a contar com um importante ativo de place branding que reflete sua essência: acolhedora, criativa e vibrante.
O desenvolvimento da marca envolveu grupos focais com moradores, turistas de lazer e negócios, belorizontinos que residem em outras cidades e representantes da indústria do turismo. O estudo revelou percepções, vínculos afetivos e expectativas em relação à cidade, apontando a necessidade de uma identidade que integrasse o nome institucional “Belo Horizonte” e o apelido íntimo e afetivo “BH”.
O conceito do posicionamento traduz a cidade como espaço de encontros, relações e experiências. “BH” representa o sentimento; “Belo Horizonte”, o lugar. Ao unir os dois registros, a marca cria um convite universal, conectando moradores e visitantes por meio da hospitalidade e da diversidade da capital. A identidade reforça a imagem da capital como um destino contemporâneo, hospitaleiro e vibrante, pronta para receber visitantes de todos os lugares do mundo.
Uso compartilhado da marca
A nova identidade visual será de domínio público e contará com um guia de aplicação acessível a hotéis, bares, restaurantes, mercados e iniciativas privadas. A proposta é que todo o trade turístico adote a marca na promoção de Belo Horizonte em diferentes pontos de contato e serviços. A identidade “Te Encontro em BH” será utilizada em campanhas promocionais, feiras internacionais, eventos estratégicos, como a Copa do Mundo Feminina em 2027, da qual a capital mineira será uma das sedes, e em materiais oficiais de divulgação turística.
BELO HORIZONTE Inscrições para Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim começam nesta quinta-feira (18)
BELO HORIZONTE PBH abre concurso para professores da Rede Municipal de Educação
NOVA PRISÃO Ex-jogador Jô é preso em boate de Belo Horizonte por dívida de pensão alimentícia
BELO HORIZONTE PBH convoca 100 aprovados em concursos públicos, 84 são professores da rede municipal
BELO HORIZONTE Zoológico de BH homenageia casais de animais com alimentação especial no Dia dos Namorados
MELHORIAS Novo Anel recebe manutenção de defensas metálicas a partir desta terça-feira (9)
BELO HORIZONTE PBH viabiliza operação de linhas afetadas por incêndio e garante atendimento para usuários
INCÊNDIO Garagem em Belo Horizonte é atingida por incêndio que destrói 27 ônibus e aciona Corpo de Bombeiros
BELO HORIZONTE Capivarã tem novo horário para contemplação do pôr do sol na Lagoa da Pampulha Mín. 11° Máx. 24°

