
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta sexta-feira (5), a partir das 8h30, mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, com recolhimento de objetos que acumulam água no Bairro Esplanada, região Leste da capital. A iniciativa terá a participação de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) também vão alertar a população sobre a importância da eliminação dos possíveis focos do mosquito. Essa estratégia de prevenção é realizada o ano todo. Em 2025 já foram promovidas 205 ações, com cerca de 369 toneladas de resíduos recolhidos em cerca de 69 mil imóveis.
Para mobilizar a população, os agentes percorrem as ruas do bairro onde será realizada a ação e informam a população sobre a data e o horário. Para manter a vigilância contra o avanço da dengue, chikungunya e zika na capital é imprescindível que as pessoas colaborem e reforcem os cuidados também dentro dos próprios imóveis, já que mais de 86,1% dos focos do Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em 2024.
Cuidados básicos que devem ser adotados:
- Retirar os pratinhos das plantas;
- Manter a caixa d’água bem fechada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Virar garrafas e potes vazios;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir o quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Limpar a piscina e tratar com cloro.
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Ameaça Mulher ameaça pai de aluna com facão durante reunião escolar em Sete Lagoas
Tráfico Ponto de tráfico de drogas cai e polícia prende dois suspeitos em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 27°
