A cidade de Curvelo acaba de ganhar um novo ponto de referência cultural e rural. Desde o dia 31 de agosto, está instalada na entrada da Jasdan Agropecuária, às margens da BR-135, km 655, uma escultura de uma vaca da raça Gir, que simboliza a tradição e a força da pecuária leiteira mineira.
A peça tem autoria do renomado escultor cordisburguense Stamar Azevedo, mais conhecido como Tazico. Reconhecido por sua criatividade e ousadia, Tazico é responsável por obras marcantes, como o Zoológico de Pedras de Cordisburgo, inspirado nos fósseis descobertos pelo naturalista dinamarquês Peter Lund na Gruta do Maquiné, a curiosa Casa Elefante, hoje aberta à hospedagem no centro da cidade, e a mais recente Casa Baleia, que também já pode ser visitada pelo público.
A escultura agora inaugurada em Curvelo carrega uma história especial: ela ficou por 20 anos instalada no trevo da BR-040, próximo à Cabana do Maquiné, em Caetanópolis. No dia14 de agosto, a peça foi retirada do local e levada para sua nova casa em Curvelo, onde foi oficialmente reinaugurada no fim do mês.
O responsável pelo translado do monumento é o pecuarista Onofre Eustáquio Ribeiro, que fez questão de resgatar e dar novo destaque à obra, exibindo-a com orgulho na entrada de sua agropecuária.
Com a mudança, além de homenagear a raça Gir, reconhecida mundialmente pela qualidade genética e pela produção de leite, a escultura também reafirma o talento cordisburguense e projeta a arte de Tazico para além das fronteiras de sua terra natal, a cidade de Guimarães Rosa. O monumento se torna assim um símbolo da união entre cultura, campo e identidade mineira.
Mín. 14° Máx. 28°