Segunda, 15 de Setembro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Saúde animal

Com diabetes, chimpanzé Serafim recebe cuidados especiais no Zoológico

A zootecnista e gerente da Seção de Nutrição do Zoo de BH, Melina Nunes, destaca que para manter o controle glicêmico do chimpanzé, a dieta que ele recebe é única, específica e adaptada para a condição do primata

15/09/2025 às 15h55
Por: Redação
Compartilhe:
O chimpazé Serafim está com diabetes tipo 1 (Foto: Juan Espanha)
O chimpazé Serafim está com diabetes tipo 1 (Foto: Juan Espanha)

Os cuidados veterinários oferecidos pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) são fundamentais para manter a saúde e a qualidade de vida dos animais do Zoológico de BH, principalmente os que necessitam de acompanhamento especial por causa de doenças ou condições crônicas. É o caso do chimpanzé Serafim, de 37 anos, que tem diabetes do tipo 1.

O tratamento inclui alimentação saudável, dieta direcionada e acompanhamento veterinário adequado. Para manter a saúde de Serafim em dia é essencial que ele faça o controle glicêmico constante. Por isso, a equipe de veterinária do Zoo faz a medição da glicemia do chimpanzé todos os dias pela manhã e, se necessário, adota as devidas medidas.

“A metodologia de exames e controle é a mesma utilizada em humanos. Serafim já se habituou à rotina e, graças ao trabalho de condicionamento operante feito pela equipe do Zoológico, a colheita da gota de sangue para medição da glicemia e a aplicação diária de insulina são feitas com tranquilidade, sem estresse ao animal e necessidade de sedação, usando as técnicas de reforço positivo, que são recompensas alimentares que fazem parte da dieta planejada para ele”, explica o gerente de Veterinária do Zoológico, Carlyle Mendes.

A zootecnista e gerente da Seção de Nutrição do Zoo de BH, Melina Nunes, destaca que para manter o controle glicêmico do chimpanzé, a dieta que ele recebe é única, específica e adaptada para a condição do primata. “A base da alimentação são folhas, frutas e legumes, mas no caso do Serafim temos que eliminar os de maior índice glicêmico, como bananas maduras, melancia e alguns tubérculos, ou oferecê-los esporadicamente e de forma combinada a outros alimentos fontes de fibra, gordura ou proteína, que ajudem a reduzir a carga glicêmica”, detalha.

Melina ressalta que o cardápio é cuidadosamente planejado. “Até para auxiliar o trabalho da equipe de bem-estar animal, responsável pelo condicionamento operante com reforço positivo, que é o que nos permite cuidar e tratar dos animais sem causar estresse ou desgaste e sem a necessidade de sedações, temos que planejar quais alimentos serão oferecidos durante as atividades do treinamento do Serafim, pensando em tudo que ele pode comer durante um dia inteiro”, completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Sobre o município Notícias de Belo Horizonte - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 29°

Ter 32°C 15°C
Qua 33°C 16°C
Qui 31°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 33°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio