O Governo de Minas Gerais abriu as inscrições para a 6ª edição do Trilhas de Futuro, que oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes e egressos do ensino médio. O projeto, que já formou mais de 70 mil pessoas, visa ampliar a oferta da educação profissional em Minas.
Com isenção de mensalidade, auxílio transporte e alimentação e matérias didáticos gratuitos, os estudantes terão entre os dias 10/9 e 23/9 para realizarem suas inscrições no site do Trilhas de Futuro, ou em casos de não haver acesso à internet, os estudantes podem se inscrever de forma presencial em uma escola estadual ou na Superintendência Regional de Ensino.
A lista de cursos é extensa. São dezenas de possibilidades em diferentes cidades, como:
https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/estudantes/index.html
Pode se inscrever para as vagas dos cursos técnicos do projeto:
1. Estudantes do 1° ano do Ensino Médio
2. Estudante regularmente matriculado no 2º e 3º anos do ensino médio
3. Estudante regularmente matriculado no 2º ou 3º anos do ensino médio em tempo integral
4. Estudante regularmente matriculado em qualquer período da educação de jovens e adultos – ensino médio
5. Jovens que concluíram o ensino médio
A matrícula não será permitida para estudantes que já estão cursando outro curso técnico profissional ou que, em edições anteriores do Trilhas de Futuro, já tiveram a matrícula ativa, inativa ou concluída. Além disso, candidatos inscritos no 1º ano do ensino médio de qualquer rede de ensino só terão a vaga garantida se comprovarem a matrícula no 2º ano em 2026.
Com a publicação do novo catálogo de cursos, o estudante deve escolher sua preferência e se inscrever no projeto. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site oficial ou, para quem não tem acesso à internet, presencialmente em uma escola estadual ou na Superintendência Regional de Ensino.
Após o prazo de inscrições, os resultados serão divulgados. Os estudantes selecionados poderão se matricular diretamente nas instituições que escolheram. Caso restem vagas, elas serão disponibilizadas novamente para novos interessados.
Para apoiar os estudos e garantir a permanência, o projeto oferece uma ajuda de custo de R$ 20 por dia para alimentação e transporte, mediante comprovação de frequência nas aulas.
Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é o maior projeto de capacitação profissional do estado, oferecendo cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos em instituições públicas e privadas credenciadas. O projeto se alinha às necessidades do setor produtivo, visando suprir a demanda por mão de obra qualificada.
Desde sua criação, o Governo de Minas investiu mais de R$ 1,5 bilhão nesse projeto, que já transformou a vida de milhares de famílias, formando aproximadamente 70 mil profissionais e contando atualmente com mais de 108 mil estudantes em formação.
Mín. 18° Máx. 30°