Estudantes e demais interessados em fazer um curso técnico gratuito por meio do Trilhas de Futuro ganharam mais tempo. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) ampliou o prazo de inscrições até 1º de outubro - quarta-feira da semana que vem.
O projeto oferece nesta edição 50 mil novas vagas gratuitas em cursos técnicos distribuídos em 156 municípios mineiros. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do Trilhas de Futuro, clicar na aba Estudantes e escolher até duas opções de curso. A alocação será feita conforme os critérios previstos no edital.
Uma das instituições credenciadas pelo Trilhas de Futuro é o Centro Educacional Unipromove, que vai oferecer aulas gratuitas capazes de ampliar o acesso ao mercado de trabalho em quatro unidades em Belo Horizonte: na av. João Pinheiro, 164, em Lourdes; na rua Juiz da Costa Val, 161, no Santa Efigênia; na rua Sarzedo, 31, no Prado; e na rua José Dias Vieira, 46, no Rio Branco (Venda Nova).
São vários cursos técnicos, como em Comércio, Contabilidade, Logística, Mineração, Dependência Química, Desenvolvimento Comunitário, Publicidade, Serviços Jurídicos, Estética, Nutrição, dentre outros. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 031 2103 e (31) 98488-7050.
Desde a criação, o Trilhas de Futuro já garantiu formação gratuita para mais de 90 mil mineiros. Além das mensalidades, os participantes recebem auxílio transporte e auxílio alimentação, o que fortalece as condições de permanência e amplia as chances de empregabilidade.
"O Trilhas de Futuro é uma grande oportunidade para os nossos estudantes. São mais de 199 cursos em 156 municípios, que permitem desenvolver habilidades técnicas, abrir portas para o mercado de trabalho e até mesmo pensar no ingresso no ensino superior", disse a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
O projeto é voltado a estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também pessoas que já concluíram o ensino médio.
Outra novidade é a implantação de um chatbot no sistema de inscrições, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a SEE-MG. Baseado em inteligência artificial, o recurso auxilia os candidatos durante todo o processo, responde dúvidas em tempo real e sugere cursos conforme as informações fornecidas.
Mín. 18° Máx. 31°