Orgulho: João Victor Vieira Alves, morador de Sete Lagoas, conquistou a medalha de ouro no SENAI WorldSkills Brasil 2025, a maior competição do mundo voltada para formação profissional nesse final de semana. Ele representou Minas Gerais na ocupação de Tecnologia Química Laboratorial, disputando com competidores de Alagoas, Tocantins, Paraná, São Paulo e Bahia. Ele irá representar o Brasil em competição que acontecerá na China em 2026.
Formado no curso técnico em Química do SENAI do município em 2023, João Victor iniciou sua trajetória na competição em fevereiro deste ano, quando foi selecionado para integrar a equipe estadual. As seletivas nacionais foram realizadas em quatro etapas: virtual, São Paulo, Minas Gerais e, por último, Brasília, onde ocorreram as provas finais entre a quarta-feira (24) a sábado (27).
Durante a etapa em São Paulo, realizada de 1º a 5 de setembro, os competidores participaram de quatro dias de provas práticas de laboratório, envolvendo análises químicas, cálculos e determinação de concentrações. Cada estado enviou um representante por ocupação, entre as 44 áreas em disputa na competição.
Com a medalha de ouro, João Victor garantiu vaga para o treinamento que antecede a etapa mundial da WorldSkills, que acontecerá em setembro de 2026, em Xangai, na China. O próximo desafio reunirá os melhores competidores do mundo em diferentes áreas profissionais, representando a excelência da educação técnica brasileira.
A WorldSkills é a maior competição mundial de educação profissional, reunindo jovens de diversos países para demonstrarem suas habilidades em mais de 50 profissões técnicas. O evento, que ocorre a cada dois anos, simula desafios reais da indústria, e os competidores são avaliados pela excelência técnica e velocidade na execução das tarefas. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento, impulsionar o desenvolvimento de competências e elevar o reconhecimento das profissões técnicas a nível global.
Mín. 18° Máx. 32°