A Prefeitura de Belo Horizonte liberou, nesta quinta-feira (23), a alça de mobilidade do complexo viário localizado no cruzamento entre as avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, na região Norte da cidade. A nova estrutura recebeu o nome de Heliópolis e vai garantir maior agilidade e fluidez ao tráfego no sentido bairro Guarani – Centro.
A liberação elimina os antigos problemas de tráfego entre as avenidas Waldomiro Lobo e Cristiano Machado, garantindo maior fluidez, segurança e redução dos congestionamentos em um dos pontos mais movimentados da Região Norte. O prefeito Álvaro Damião esteve no local nesta quinta-feira, quando enfatizou a importância da obra para o trânsito da região.
“Hoje é um dia muito importante pra nós, para Belo Horizonte inteira, mas especialmente para a região Norte. Aqui a gente liga as regiões Norte-Pampulha, Norte-Nordeste. É a quarta e última alça liberada aqui na região. A gente já assinou o termo de compromisso pra poder revitalizar essa área, onde teremos quadra pra incentivar as pessoas à prática do esporte. Teremos um paisagismo lindo e maravilhoso embaixo desses viadutos”, afirmou.
Álvaro Damião ainda assinou a ordem de serviço para início das obras de urbanização e paisagismo das áreas remanescentes das interseções da Avenida Cristiano Machado com as avenidas Waldomiro Lobo e Saramenha. As intervenções contemplam a implantação de sinalização horizontal e vertical nas áreas próximas aos viadutos; obras de urbanização e paisagismo, com criação de áreas verdes e de convivência; instalação de iluminação pública e sistema de irrigação; e melhorias voltadas à mobilidade de pedestres e ciclistas.
O investimento autorizado para esta etapa é de R$ 8,7 milhões com prazo de 720 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço. Paralelamente, seguem em andamento os serviços de contenção e alargamento de pista para a ciclovia no sentido Aeroporto, além da execução de ciclovias e obras de acabamento no entorno do viaduto. No próximo ano, será iniciada a urbanização do baixio do viaduto, com a criação de áreas de lazer e espaços voltados à mobilidade ativa.
As intervenções integram um conjunto de obras de mobilidade realizadas pela Prefeitura de BH para melhorar o trânsito na Cristiano Machado — via que concentra intenso fluxo diário de veículos e linhas de transporte coletivo. O investimento total é de R$ 104,8 milhões, com recursos provenientes da Corporação Andina de Fomento (CAF) e do Tesouro Municipal.
“Eu peço desculpa ao povo de Belo Horizonte, porque quando a gente está fazendo uma obra, ela realmente atrapalha a vida das pessoas. A gente sabe disso. Mas a gente tá melhorando a vida dessas pessoas. E quando a gente libera uma alça dessa, libera um viaduto desse, a gente tem a certeza absoluta de que a gente tá no caminho certo. Eu peço paciência, não só desculpa, mas paciência às pessoas. Porque pra fazer uma obra dessa não é de um dia pro outro, você demora. Mas o resultado dela é significativo, é para o resto da vida”, destacou o prefeito.
Novo trânsito na região
Foi liberado o acesso dos veículos vindos do viaduto a partir do bairro Guarani para a Avenida Cristiano Machado, sentido Centro. Já quem vem da Avenida Cristiano Machado (sentido Centro) para acessar a Avenida Waldomiro Lobo, há uma entrada à esquerda para acesso ao viaduto que dá opções para o bairro Guarani e Avenida Cristiano Machado (sentido bairro - Aeroporto de Confins). Serão implantados semáforos nessas novas alças para garantir a travessia segura de pedestres na região.
Com a liberação dos novos acessos, a linha 708 (Estação São Gabriel / Felicidade) passa a trafegar com mais agilidade. Placas foram implantadas para orientar os condutores sobre as novas opções de trajeto na região. Agentes da BHTrans irão monitorar o trânsito e esclarecer dúvidas dos motoristas e pedestres.
Mais fluidez e segurança no Vetor Norte
As intervenções na Avenida Cristiano Machado – incluindo os viadutos das interseções com as avenidas Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Saramenha, além da futura trincheira nas proximidades da Catedral Cristo Rei – compõem um amplo programa de modernização viária desenvolvido pela Prefeitura.
Outros dois viadutos foram liberados em novembro de 2024 e junho deste ano. Essas ações visam melhorar a fluidez do trânsito, reduzir pontos de conflito e aumentar a segurança viária, beneficiando diretamente as regiões Norte, Pampulha e Venda Nova.
Mín. 12° Máx. 26°