
A Prefeitura de Belo Horizonte liberou, nesta quinta-feira (23), a alça de mobilidade do complexo viário localizado no cruzamento entre as avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, na região Norte da cidade. A nova estrutura recebeu o nome de Heliópolis e vai garantir maior agilidade e fluidez ao tráfego no sentido bairro Guarani – Centro.
A liberação elimina os antigos problemas de tráfego entre as avenidas Waldomiro Lobo e Cristiano Machado, garantindo maior fluidez, segurança e redução dos congestionamentos em um dos pontos mais movimentados da Região Norte. O prefeito Álvaro Damião esteve no local nesta quinta-feira, quando enfatizou a importância da obra para o trânsito da região.
“Hoje é um dia muito importante pra nós, para Belo Horizonte inteira, mas especialmente para a região Norte. Aqui a gente liga as regiões Norte-Pampulha, Norte-Nordeste. É a quarta e última alça liberada aqui na região. A gente já assinou o termo de compromisso pra poder revitalizar essa área, onde teremos quadra pra incentivar as pessoas à prática do esporte. Teremos um paisagismo lindo e maravilhoso embaixo desses viadutos”, afirmou.
Álvaro Damião ainda assinou a ordem de serviço para início das obras de urbanização e paisagismo das áreas remanescentes das interseções da Avenida Cristiano Machado com as avenidas Waldomiro Lobo e Saramenha. As intervenções contemplam a implantação de sinalização horizontal e vertical nas áreas próximas aos viadutos; obras de urbanização e paisagismo, com criação de áreas verdes e de convivência; instalação de iluminação pública e sistema de irrigação; e melhorias voltadas à mobilidade de pedestres e ciclistas.
O investimento autorizado para esta etapa é de R$ 8,7 milhões com prazo de 720 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço. Paralelamente, seguem em andamento os serviços de contenção e alargamento de pista para a ciclovia no sentido Aeroporto, além da execução de ciclovias e obras de acabamento no entorno do viaduto. No próximo ano, será iniciada a urbanização do baixio do viaduto, com a criação de áreas de lazer e espaços voltados à mobilidade ativa.
As intervenções integram um conjunto de obras de mobilidade realizadas pela Prefeitura de BH para melhorar o trânsito na Cristiano Machado — via que concentra intenso fluxo diário de veículos e linhas de transporte coletivo. O investimento total é de R$ 104,8 milhões, com recursos provenientes da Corporação Andina de Fomento (CAF) e do Tesouro Municipal.
“Eu peço desculpa ao povo de Belo Horizonte, porque quando a gente está fazendo uma obra, ela realmente atrapalha a vida das pessoas. A gente sabe disso. Mas a gente tá melhorando a vida dessas pessoas. E quando a gente libera uma alça dessa, libera um viaduto desse, a gente tem a certeza absoluta de que a gente tá no caminho certo. Eu peço paciência, não só desculpa, mas paciência às pessoas. Porque pra fazer uma obra dessa não é de um dia pro outro, você demora. Mas o resultado dela é significativo, é para o resto da vida”, destacou o prefeito.
Novo trânsito na região
Foi liberado o acesso dos veículos vindos do viaduto a partir do bairro Guarani para a Avenida Cristiano Machado, sentido Centro. Já quem vem da Avenida Cristiano Machado (sentido Centro) para acessar a Avenida Waldomiro Lobo, há uma entrada à esquerda para acesso ao viaduto que dá opções para o bairro Guarani e Avenida Cristiano Machado (sentido bairro - Aeroporto de Confins). Serão implantados semáforos nessas novas alças para garantir a travessia segura de pedestres na região.
Com a liberação dos novos acessos, a linha 708 (Estação São Gabriel / Felicidade) passa a trafegar com mais agilidade. Placas foram implantadas para orientar os condutores sobre as novas opções de trajeto na região. Agentes da BHTrans irão monitorar o trânsito e esclarecer dúvidas dos motoristas e pedestres.
Mais fluidez e segurança no Vetor Norte
As intervenções na Avenida Cristiano Machado – incluindo os viadutos das interseções com as avenidas Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Saramenha, além da futura trincheira nas proximidades da Catedral Cristo Rei – compõem um amplo programa de modernização viária desenvolvido pela Prefeitura.
Outros dois viadutos foram liberados em novembro de 2024 e junho deste ano. Essas ações visam melhorar a fluidez do trânsito, reduzir pontos de conflito e aumentar a segurança viária, beneficiando diretamente as regiões Norte, Pampulha e Venda Nova.
SISTEMA PRISIONAL Detento morre em cela do Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte
CONFUSÃO Influenciador e pré-candidato ao governo de MG, Ben Mendes se envolve em confusão dentro de loja em Betim
INOVAÇÃO Belo Horizonte se destaca na América Latina com uso de inteligência artificial na gestão fiscal
PUNIÇÃO DISCIPLINAR Delegada que efetuou disparos contra policiais durante transmissão ao vivo em BH é demitida da Polícia Civil
CASO INUSITADO Bebê nasce dentro de carro na BR-040 durante trajeto para hospital em Nova Lima
Belo Horizonte Homem é preso em BH após invadir casa da ex-companheira, ameaçá-la com faca e agredir enteado de 8 anos
Sequestro Suspeitos de sequestro são detidos e pneus de origem desconhecida são apreendidos em Belo Horizonte
Desabamento MPMG afirma que tentava interditar asilo que desabou em BH desde 2017
Desabamento Buscas por vítimas de desabamento em lar de idosos terminam após quase 30 horas em Belo Horizonte Mín. 18° Máx. 27°


