
A manhã deste sábado (25) foi marcada por emoção e celebração em Sete Lagoas. O prefeito Douglas Melo entregou oficialmente a reforma e revitalização da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos de história e atende turmas do maternal 2 e 3, 1º e 2º períodos da educação infantil.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, servidores da educação, familiares da homenageada Luzia Barbosa — entre elas, as irmãs Rosana Barbosa e Consuelo Barbosa —, além da diretora da unidade, Mônica Lúcia de Souza Lemos, e da vice-diretora, Elisângela Aparecida Lopes de Souza.
Entre os serviços executados pela Prefeitura estão: manutenção completa do telhado, substituição de telhas, rufos e calhas, pintura geral da edificação e do piso do pátio, pintura artística, manutenção da rede de esgoto e dos banheiros, troca do armário da pia da cozinha, substituição da placa de identificação e jardinagem na área externa.
Durante o evento, o prefeito Douglas Melo, que estudou na Escola Municipal Luzia Barbosa quando criança, destacou a emoção de retornar à instituição agora como gestor público e reafirmou seu compromisso com a educação do município.
“Fui até o governo do Estado e falei para o secretário Marcelo Aro: ‘Nos ajude, Sete Lagoas não tem vaga nas creches’. Eu saí de lá com duas creches. Conseguimos 800 novas vagas nessas unidades que o governo de Minas vai entregar aqui. Mas antes disso, reduzimos o déficit de vagas de 1.600 para 1.400 com as duzentas novas vagas da Escola Tia Magda, que inauguramos com menos de seis meses de governo”, afirmou.
E as obras voltadas para a Educação não vão parar. “Entendo que precisamos de mais. E é por isso que, em janeiro, nós vamos retomar as obras da creche do bairro CDI, parada há cerca de 10 anos. Vamos entregá-la em um ano e meio, em um local que é extremamente sensível. O secretário de Educação também repactuou duas creches do governo federal que estavam paralisadas há anos, nos bairros JK e Iporanga. E vamos finalizar a creche do bairro Dona Dora. Se Deus quiser, até o fim do nosso mandato, Sete Lagoas não terá mais nenhuma criança da educação infantil fora da escola”, ressaltou o prefeito.
Além do descerramento da nova placa e da comemoração pelos 70 anos da instituição, a solenidade prestou homenagens a ex-diretoras, professoras aposentadas, funcionários antigos e familiares de Luzia Barbosa, cuja história inspira gerações.
Sobre Luzia Barbosa
Nascida em 20 de março de 1955, em Sete Lagoas, Luzia Fernandes Barbosa foi a quinta filha de Alice Fernandes Barbosa e Alexandre Antônio Barbosa. Desde cedo demonstrou sensibilidade social e dedicação ao próximo. Estudou em escolas tradicionais da cidade, mas teve seus estudos interrompidos por um problema de saúde. Diagnosticada com um tumor cerebral, faleceu precocemente em 5 de dezembro de 1966, aos 11 anos.
Seu nome hoje dá identidade à escola, sendo símbolo de amor, fé e compromisso com a educação das crianças sete-lagoanas.
Sete Lagoas Briga entre mulheres termina com homem ferido em Sete Lagoas, entenda!
Sete Lagoas Motociclista morre após grave acidente na MG-238, em Sete Lagoas
Entretenimento Música inédita de Marília Mendonça é lançada quatro anos após morte da cantora Mín. 17° Máx. 33°
