
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A decisão foi tomada após a identificação de "similaridades pontuais" entre itens da prova e conteúdos que teriam circulado previamente nas redes sociais.
O órgão, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), comunicou que, para garantir a isonomia e a lisura do exame, a equipe técnica responsável pela elaboração da prova decidiu pela anulação dos itens, cujos números não foram detalhados.
Investigação da Polícia Federal
Além da anulação, o Inep informou ter acionado a Polícia Federal (PF) para investigar a origem e a autoria da divulgação dos conteúdos. O objetivo é apurar eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela circulação indevida de questões sigilosas.
O que o Inep diz
Em nota, o Inep reforçou que nenhuma questão foi apresentada de forma idêntica à versão aplicada na edição de 2025. O Instituto explicou que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia que exige que os itens sejam pré-testados, o que pode levar estudantes a terem contato prévio com questões que potencialmente compõem o Banco Nacional de Itens (BNI).
Contudo, diante dos relatos de antecipação, a anulação foi uma medida de precaução para preservar a validade do resultado final.
Impacto para os Participantes
De acordo com a metodologia da TRI, a anulação das questões não prejudica a nota dos participantes. Os itens anulados simplesmente deixam de compor o cálculo final, mantendo a coerência e a validade da avaliação dos demais acertos.
O gabarito oficial do segundo dia de provas, que ocorreu no último domingo (16), deve ser divulgado na próxima quinta-feira (20)
Família Moradora de Bocaiúva procura pelo pai que pode estar em Sete Lagoas
Eleições 2026 Vereador Deyvison da Acolher anuncia pré-candidatura a deputado estadual em podcast
FENAR Amanhã, dia 19, um Elefante caminhará por Sete Lagoas
Feriado Quinta é feriado pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra; sexta será ponto facultativo
Festival Sete Lagoas 158 anos: FENAR Brasil 2025 começa com mais de 50 atrações gratuitas
Tráfico Polícia apreende 25 pedras de crack e celular durante operação no bairro São João, em Sete Lagoas Mín. 17° Máx. 30°
