
A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta segunda-feira (1º) ação especial em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Na Praça Sete, pela manhã, e na rodoviária, à tarde, serão distribuídos materiais informativos e repassadas orientações sobre prevenção e tratamento da doença. Também serão distribuídos preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Como parte das ações de conscientização, haverá capacitação dos profissionais da rede SUS-BH.
Ao longo do mês de dezembro, a mobilização seguirá por diversos pontos da cidade, em locais com grande circulação de pessoas. Além desse reforço na sensibilização, durante todo o ano é ofertado cuidado integral à população. Os testes rápidos e os preservativos são disponibilizados nos 153 centros de saúde do município. Os endereços podem ser verificados no Portal da PBH.
Para ampliar o acesso, desde o ano passado as consultas de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV também passaram a ser ofertadas nos 153 centros de saúde da cidade. Antes, esses atendimentos eram realizados somente em seis unidades de atenção especializada.
O município oferta ainda, nos centros de saúde, o teste rápido (TR) Duo, utilizado para detecção simultânea da infecção pelo HIV ou pela sífilis em gestantes. Dessa forma, uma única amostra de sangue é suficiente, não sendo mais necessário realizar a testagem separadamente. O teste deve ser feito durante o pré-natal: na primeira consulta (no primeiro trimestre da gravidez) e no terceiro trimestre gestacional.
Rotineiramente, também há atendimento e cuidado às Pessoas que Vivem com HIV (PVHA) nos serviços especializados. Já nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) é possível que esses usuários retirem gratuitamente o antirretroviral para o tratamento do HIV.
Mais informações estão disponíveis no Portal da Prefeitura.
Planejamento urbano PBH e ONU promovem o 2º Encontro Participativo da Centralidade Abílio Machado
PBH Prefeitura divulga resultado do Cadastro Escolar da Educação Infantil 2025/2026 nesta segunda (01)
Futebol Proposta do Grêmio por Hulk não existe, mas representante do atacante não descarta saída do ídolo do Atlético Mín. 18° Máx. 28°

