
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta quarta-feira (3) operação especial de mobilidade nas áreas comerciais, dos shoppings e na região central da capital, devido ao aumento do fluxo de veículos, pedestres e usuários do transporte coletivo neste período de compras para as festas de fim de ano. A ação envolve equipes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Civil Municipal e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar), que intensificam o monitoramento das vias para coibir irregularidades como fila dupla e bloqueio de cruzamentos, e atuam para minimizar os impactos no tráfego.
A operação tem como foco reforçar o monitoramento do trânsito e do transporte público, garantindo a segurança, acessibilidade e fluidez de veículos e pedestres nos principais centros comerciais:
- Centro-Sul e Hipercentro: Pátio Savassi, Shopping Cidade, Diamond Mall, BH Shopping, Shopping Ponteio, shoppings populares da área central, Mercado Central, na Savassi e Barro Preto
- Leste: Shopping Boulevard
- Nordeste: Minas Shopping
- Noroeste: Shopping Del Rey
- Norte: Shopping Estação BH
- Venda Nova: centro comercial
- Barreiro: Via Shopping e centro comercial
- Oeste: centros comerciais dos bairros Buritis, Gutierrez, Betânia e Salgado Filho
Rodoviária
Equipes da BHTrans e da Guarda Municipal fazem o monitoramento e intervenções operacionais no entorno do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, cujo movimento aumenta significativamente no período de fim de ano e das férias. As medidas visam organizar e garantir a fluidez de veículos e pedestres nas proximidades do terminal, sobretudo no acesso ao estacionamento, e dos táxis na plataforma superior.
Transporte coletivo
Além do trânsito, o transporte coletivo recebe atenção especial. Equipes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) monitoram o deslocamento dos ônibus e a movimentação nas estações, acompanhando a pontualidade das viagens, os intervalos e eventuais necessidades de ajustes operacionais
O objetivo é garantir mais regularidade nas partidas e oferecer deslocamentos mais previsíveis aos usuários, especialmente nos horários de maior demanda.
Monitoramento em tempo real
O trabalho tem apoio das câmeras do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que permitem o acompanhamento em tempo real de pontos estratégicos do sistema viário. Com as informações, equipes ajustam tempos semafóricos e realizam remanejamentos imediatos de agentes para atendimento de ocorrências com maior impacto no trânsito.
Operação Presença Efetiva
Paralelamente, agentes da BHTrans e da Guarda Municipal seguem realizando a Operação Presença Efetiva nos principais cruzamentos da área central. A iniciativa reforça a organização do tráfego, com foco na prevenção de bloqueios e na melhoria da fluidez.
As ações acontecem de segunda à sexta-feira, entre 17h e 19h30, horário de pico vespertino.
Projeto nacional BH entra para projeto nacional de atendimento a crianças expostas à violência
Curtametragem Mostra apresenta 21 curtas produzidos por alunos da rede municipal
Fim de ano Feira da Afonso Pena terá horário estendido para as compras de fim de ano
1,89 MILHÃO Justiça condena ex-vereador de BH por nomear amante como funcionária fantasma e desviar recursos públicos
Crime Marcos Valério, operador do Mensalão, é alvo da PF em operação contra sonegação em atacadistas em MG
Denúncia Após pisar em brinco, homem aguarda vaga em hospital e tem pé amputado Mín. 17° Máx. 21°


