
Em um movimento estratégico para reforçar a segurança da população de Sete Lagoas e região durante o iminente período chuvoso, a 5ª Companhia de Bombeiros Militar concluiu uma semana de treinamento especializado e intensivo. O Núcleo de Apoio a Chuvas (NAC) da corporação realizou uma capacitação em Divinópolis, na primeira semana de dezembro, com foco na atualização de técnicas de resposta a desastres.
O programa teve como objetivo aprimorar a eficácia do atendimento à população mineira frente aos cenários mais críticos e comuns provocados pelas chuvas. Entre os módulos treinados, destacam-se:
§ Resgate em Estruturas Colapsadas: busca e salvamento em edificações danificadas ou desmoronadas.
§ Salvamento Aquático: procedimentos seguros e modernos para resgate de vítimas em enchentes e inundações.
§ Ações de Soterramento: atuação rápida na localização e retirada de pessoas presas por deslizamentos de terra ou entulho.
“A capacitação contínua é fundamental para manter nossa equipe atualizada com as técnicas mais modernas de salvamento. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor atendimento e a maior segurança à população”, destacou a 5ª Companhia de Bombeiros.
Apesar do preparo técnico dos militares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância da prevenção e faz um apelo à colaboração da comunidade, orientando sobre cuidados básicos durante os temporais:
1. Risco de Alagamento: jamais tente atravessar a pé ou de carro áreas inundadas. A água pode esconder bueiros abertos ou buracos profundos.
2. Manutenção da Casa: mantenha telhados e calhas limpos para evitar o acúmulo de água e o risco de desabamentos.
3. Monitoramento de Encostas: moradores de áreas de risco (próximas a encostas e rios) devem estar atentos a rachaduras, ruídos estranhos ou infiltrações, buscando refúgio imediatamente em caso de sinais de perigo.
O Corpo de Bombeiros pode ser acionado em qualquer situação de emergência pelo telefone 193.
SETE LAGOAS Hugo & Guilherme completam a terceira confirmação de peso para a Exposete 2026
SETE LAGOAS Homem encontrado morto na Lagoa Paulino é identificado em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas realiza leilão eletrônico de terrenos públicos no dia 24 de junho
SETE LAGOAS Suspeito foge da PM e drogas são encontradas escondidas em geladeira em Sete Lagoas
RECURSOS PÚBLICOS Tribunal de Contas aprova novas regras para gestão de consórcios públicos em Minas Gerais
SETE LAGOAS Corpo é resgatado da Lagoa Paulino e Polícia Civil investiga o caso em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Nova pista da Exposete desafia o público a adivinhar a terceira atração do festival
SETE LAGOAS Jovem ameaça divulgar fotos íntimas de ex-namorada por não aceitar fim do relacionamento em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Avenida Castelo Branco ficará interditada durante a manhã desta sexta-feira (19) em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 26°

