Quinta, 11 de Dezembro de 2025
31°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Geral Transporte Público

PBH anuncia “Madrugão”, com mais ônibus e nova linha na madrugada, e publica decreto de gratuidade

PBH lança o programa Madrugão, ampliando a oferta de ônibus entre 0h e 3h59 e criando a Linha 10 Circular Noturno, ao mesmo tempo em que institui o Catraca Livre, garantindo gratuidade das passagens aos domingos e feriados para usuários do transporte muni

11/12/2025 às 16h19
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

O prefeito Álvaro Damião anunciou nesta quinta-feira (11) um conjunto de medidas para ampliação e modernização do transporte público em Belo Horizonte. Foi assinado decreto que institui o Programa Catraca Livre, garantindo a isenção do pagamento da passagem aos usuários das linhas convencionais e suplementares gerenciadas pelo município aos domingos e feriados – sejam eles nacionais ou municipais. 

Outra medida anunciada na solenidade, que contou com a presença de vários vereadores na sede da PBH, foi o lançamento do Madrugão, que amplia o transporte público noturno em Belo Horizonte. A nova rede passa a operar com 127 linhas entre 0h e 3h59, além da criação da Linha 10 (Circular Noturno), que fará conexão direta com importantes áreas de vida noturna da cidade e com o sistema Move. O Madrugão começa a operar na virada desta sexta-feira (12) para sábado (13), dia do aniversário da capital.

O prefeito destacou que a retomada do transporte noturno é resultado da união entre o Executivo e o Legislativo e vem reforçar o compromisso com a mobilidade e a inclusão social. “Hoje é um dia muito importante para a gente, porque todos nós juntos estamos assinando um decreto feito pensando nas pessoas mais simples da cidade. É um sonho antigo da população e, em apenas um ano de mandato conseguimos, junto à Câmara de Vereadores, transformar esse desejo em realidade”.

Sobre o Programa Catraca Livre, Damião ressaltou que a medida vai proporcionar mais opções de lazer à população e ampliar a atividade econômica na cidade aos domingos e feriados, com a isenção das tarifas. “Estamos pensando nas pessoas que querem ir à igreja aos domingos e não conseguem porque não têm dinheiro para pagar o ônibus. Para aquelas que querem visitar um dos parques da cidade aos domingos e não conseguem. Nos feriados é da mesma forma. Às vezes, quem quer visitar o túmulo de um parente, de um amigo, no Dia de Finados, não consegue porque não tem o dinheiro para pagar o ônibus. Foi pensando nessas pessoas, em movimentar a cidade aos domingos e feriados, que estamos assinando esse decreto”.

O presidente da Câmara, Juliano Lopes apontou o papel do Legislativo na viabilização da medida. “A Câmara de Belo Horizonte estará devolvendo quase R$ 140 milhões de economia de todos os 41 vereadores. Esse recurso será aplicado para ajudar a população mais carente e também para garantir a volta das linhas noturnas. É uma conquista da cidade, que vai beneficiar trabalhadores, donos de bares e restaurantes e toda a população que precisa se deslocar durante a madrugada”.

Catraca Livre

A medida vale para as viagens iniciadas entre 0h e 23h59 aos domingos e feriados e irá facilitar o acesso da população aos equipamentos públicos da cidade, além de beneficiar quem usa o transporte coletivo para lazer e encontros familiares.

O Decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Município ainda nesta quinta-feira (11), juntamente com portaria da Superintendência de Mobilidade (Sumob), que regulamenta o funcionamento do Catraca Livre.

A gratuidade começa a valer no próximo domingo (14). Também haverá isenção de tarifa, no mesmo horário, nos seguintes feriados nacionais e municipais:

-    1º de janeiro - Confraternização Universal 
-    Paixão de Cristo
-    21 de abril - Tiradentes
-    1º de maio - Dia do Trabalhador 
-    Corpus Christi
-    15 de agosto - Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem
-    7 de setembro - Independência do Brasil
-    12 de outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida 
-    2 de novembro - Finados 
-    15 de novembro - Proclamação da República 
-    20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra 
-    8 de dezembro - Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
-    25 de dezembro - Natal

Para terem o benefício, os usuários devem utilizar o Cartão BHBUS, que servirá apenas para liberar o acesso e registrar o número de passageiros, sem cobrança de créditos ou contagem de integrações. Passageiros sem o cartão terão a catraca liberada manualmente pelo motorista ou pela equipe da estação. Não haverá integração tarifária com o metrô nos dias de vigência da gratuidade.

Aos domingos, o sistema municipal conta com 267 linhas, que transportam cerca de 190 mil usuários em aproximadamente 10 mil viagens. Estudos da Sumob mostram que, nesse dia da semana, há períodos com até 79% de capacidade ociosa nos ônibus, o que permite absorver o aumento da demanda sem impacto operacional ou aumento no custo do sistema.

O Catraca Livre se soma a uma série de gratuidades já existentes no transporte coletivo de Belo Horizonte, entre elas:

- Auxílio Transporte Mulher, destinado a mulheres em situação de violência econômica e social no deslocamento entre residência e instituições da rede de atendimento;
- Passe integral para estudantes da rede pública do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que moram a pelo menos 1 quilômetros da escola;
- Vale-Transporte Saúde, para deslocamento de pacientes do SUS, especialmente em tratamento oncológico;
- Gratuidade para pessoas com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista que atendam aos requisitos legais;
- Idosos com 65 anos ou mais;
- Agentes de inspeção e oficiais da Justiça em serviço;
- Carteiros e mensageiros dos Correios, uniformizados e em serviço;
- Gratuidade integral em 13 linhas do sistema de Vilas e Favelas e nas linhas alimentadoras 202, 204, 401 e 402.

A Sumob irá adequar o sistema de bilhetagem eletrônica e realizar os ajustes necessários para garantir a execução do programa. Nos demais dias não contemplados pela regulamentação, seguem válidas as tarifas e as regras de integração previstas na Portaria Sumob 236/2024. Usuários que identificarem cobrança indevida poderão solicitar o estorno diretamente pelo Portal de Serviços da Prefeitura (Reclamação de Ônibus e escolher a opção Tarifa).

Madrugão

Ao todo, 127 linhas vão atender a população entre 0h e 3h59, além da criação da Linha 10 (Circular Noturno), que fará conexão direta com importantes áreas de vida noturna da cidade e com o Move.  

As mudanças foram definidas a partir de uma pesquisa origem-destino realizada entre julho e agosto com trabalhadores e empresários dos setores de comércio e serviços. O estudo mapeou hábitos de deslocamento, horários de pico e padrões de viagem durante a madrugada, subsidiando a reestruturação da rede.

Entre as melhorias trazidas pela rede Madrugão está o aumento na frequência e redução do tempo de espera; expansão da cobertura em áreas de maior movimento; melhoria das conexões entre rotas; e novos atendimentos aos bairros.

O transporte noturno abrange viagens iniciadas entre 0h e 3h59, mas a análise também considerou deslocamentos que começam a partir das 22h, garantindo maior integração com o fim da operação diurna, que hoje conta com 300 linhas.

Atualmente, após meia-noite, a rede se reduz para 123 linhas. Com o Madrugão, a operação passa a contar com 128 linhas, reorganizadas para atender melhor quem trabalha, estuda ou frequenta a cidade durante a madrugada.

Linha 10 (Circular Noturno) e reforço na operação

O destaque da nova rede é a Linha 10 (Circular Noturno), criada para facilitar a circulação na região central e conectar áreas de maior demanda com as estações do Move. A tarifa será de R$ 5,75 e, com o Cartão BHBUS, o usuário pode utilizar qualquer outra linha do sistema municipal, dentro de 90 minutos, sem pagar uma segunda tarifa, garantindo mais economia e facilidade no deslocamento.

A Linha 10 irá operar das 23h20 às 4h, com partidas a cada 25 minutos. Os veículos serão do sistema Move, do tipo BRT Misto. O percurso da linha passará por alguns dos principais polos da vida noturna de Belo Horizonte, incluindo Estação Central (com acesso à Rua Sapucaí), Floresta, Praça da Liberdade, Savassi, Lourdes (Rua Marília de Dirceu), Praça Raul Soares e Mercado Novo, além da área hospitalar e das estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro.

Além da criação da Linha 10, o Madrugão inclui 37 viagens adicionais aos domingos, 33 aos sábados e 32 nos dias úteis em 20 linhas noturnas, além de alteração de itinerários em 20 linhas, adequando os trajetos à demanda identificada pela pesquisa.

Pesquisa sobre a demanda noturna e ferramentas para o usuário

A pesquisa realizada com trabalhadores e estabelecimentos que atuam no período noturno mostrou que 35% dos funcionários deixam o trabalho entre 20h e 5h, com pico entre 22h e 23h. Entre os trabalhadores ouvidos, 75% trabalham em Belo Horizonte e 60% residem na capital, com destaque para a Regional Oeste.

Já a maior concentração de postos de trabalho está na Regional Centro-Sul. O levantamento também avaliou 246 estabelecimentos, dos quais 148 encerram as atividades entre 20h e 5h (60%). A maior parte deles está localizada na Regional Centro-Sul.

A concentração de bares e restaurantes em pontos como a Savassi e Bairro de Lourdes evidencia a necessidade de uma rede mais conectada. A Linha 10 surge justamente para solucionar a dificuldade desses trabalhadores e clientes, reduzindo transbordos e tempo de espera.

Para facilitar o acesso às informações, uma página exclusiva sobre o transporte noturno na página da Sumob terá os horários de funcionamento das estações, mapa da rede e itinerários, mapa interativo e destaques de pontos de atratividade, como bares e restaurantes.

Também foi implementado um serviço no Portal de Serviços da PBH para orientar deslocamentos e coletar, continuamente, a demanda dos usuários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Sobre o município Notícias de Belo Horizonte - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

Sex 31°C 19°C
Sáb 28°C 19°C
Dom 27°C 19°C
Seg 25°C 19°C
Ter 22°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio