
O cineasta, escritor e professor setelagoano Renné França foi o vencedor da 22ª edição do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, entregue na última semana. O artista, radicado em Goiás, escreveu Onde Morre o Vento, trama que envolve aventura, suspense e imaginário popular brasileiro.
O livro foi a estreia de Renné na literatura infantojuvenil. Na trama estão os irmãos gêmeos Beatriz e Bartolim, de 14 anos, cujos destinos se entrelaçam em uma jornada arriscada para salvar a família de uma dívida. Quando o irmão sofre um acidente, Beatriz assume seu lugar e se embrenha, junto do amigo Zé Fredo e guiada pelo astuto Romãozinho, em uma mata sombria e mítica, povoada por seres como Caruara, Corpo-Seco, guarás e tutus. Nessa jornada transformadora, repleta de mistérios e aventuras, Beatriz descobre sua força e sua identidade.
A proposta do escritor, que une a fantasia com a realidade, é trazer “uma narrativa que fala sobre coragem, mas também sobre o poder das histórias e da imaginação como forma de resistência”: “O livro é sobre jornadas e encontrar nossos caminhos, e a existência de premiações como o Barco a Vapor é, muitas vezes, o que possibilita que esses caminhos sejam abertos, que sonhos sejam realizados e que personagens os quais só existiam na imaginação do escritor, ganhem vida. Nossas criações são únicas, e o Barco a Vapor permite que se jogue luz sobre elas; no meu caso, permitiu fazer a travessia de uma margem à outra: dos escritos no interior de Goiás para o livro impresso em todo o Brasil”, disse Renné.

A 21ª edição, organizada pela Fundação SM, de origem espanhola e com atuação em países da América Latina, recebeu cerca de 800 textos de diversas regiões do país. Os textos passaram por uma seleção em duas etapas, avaliados por uma comissão composta por escritores, críticos, educadores e profissionais do livro. O autor ou a autora do texto vencedor, além de ter sua obra publicada pelo selo editorial SM Educação, recebe R$ 40 mil como prêmio e tem seu livro distribuído nacionalmente na coleção Barco a Vapor.
Maus tratos Homem é autuado por maus-tratos após cavalo ser encontrado em estado de abandono em Sete Lagoas
Chuvas Sete Lagoas registra volume expressivo de chuva e aparece entre os maiores acumulados do Brasil
Clima Cachoeira Véu da Noiva transborda após fortes chuvas na Serra do Cipó
Golpe PM de Sete Lagoas alerta para o crescimento do golpe do amor
Chuvas Sete Lagoas registra forte volume de chuva e entra em alerta para temporais
Obras Comunidade agradece Prefeitura por manutenção de estrada entre Vargem Bonita e a sede
Natal Carroça Teatral anuncia auto natalino “O Natal Existe?” em frente ao Casarão – Nhô Quim Drumond
Acidente Carro despenca de mirante na Serra do Cipó, cai de cerca de 300 metros e deixa um morto
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico Mín. 18° Máx. 23°


