
A pergunta da última semana de 2025 é: quando é que este calorão vai acabar em Sete Lagoas? Após um início de dezembro com muitas chuvas, mês termina com maçarico ligado, porém, o refresco poderá chegar nos próximos dias.
Apesar de não estar na abrangência do alerta da Defesa Civil sobre calor forte, a cidade está com 6ºC de temperatura acima da média: é o que aponta o especialista Lucas Soares. Ele relata que as altas temperaturas na cidade se dão por um fenômeno que acontece no Oceano Atlântico e que afeta boa parte do sudeste brasileiro, ” uma crista anticiclônica intensa, que é uma extensão da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS)”, relata.
“Uma fração desse sistema se estende do oceano até o meio leste do Brasil, bloqueando a entrada de frentes frias, dificultando o crescimento vertical das nuvens, e a distribuição da umidade, típica da estação. Com isso a temperatura dispara, com a redução da cobertura de nuvens e confinamento do calor na superfície”, completa Lucas.
E quando que essa situação terá fim? Lucas relata que na próxima semana já teremos um “refresco”: “Gradativamente a alta pressão cede e as pancadas de chuva vão ganhando espaço novamente até o começo de janeiro. Mas já adianto que esse cenário [de calor forte] pode se repetir nesse verão. As perspectivas não são animadoras. Vamos acompanhando”, finaliza.
Futebol Curitiba goleia e se classifica para playoff da Copa Itatiaia
Crime Assaltante rouba R$ 150 de posto de combustíveis em Sete Lagoas
Tráfico de drogas Polícia prende suspeito por tráfico de drogas em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 36°

