
A Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza, nesta terça-feira (30), os ingressos para os passeios turísticos de barco na Lagoa da Pampulha para os dias 2, 3 e 4 de janeiro. A partir das 12h, os interessados poderão retirar gratuitamente as entradas pela plataforma Sympla. A iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de vivenciar a experiência a bordo do Capivarã, uma embarcação que proporciona um novo olhar sobre um dos principais cartões-postais da capital.
Serão disponibilizados 26 ingressos por passeio, com limite de até quatro por CPF, em três saídas diárias por cada data, totalizando nove passeios nesta semana.
As saídas acontecem às 10h, 13h e 15h, com ponto de embarque e desembarque no Centro de Atendimento ao Turista Veveco, localizado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, na Pampulha, próximo à Casa do Baile. A orientação é que os participantes cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os passeios poderão ser cancelados.
Durante o percurso, o Capivarã navega pelos principais monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, com acompanhamento de guia de turismo, que apresenta informações históricas, culturais e ambientais sobre o local.
Potencial turístico
A retomada da navegação turística é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, anunciado pelo prefeito Álvaro Damião em maio, durante as comemorações dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. No dia 13 de dezembro, a PBH e a Marinha do Brasil assinaram um protocolo de intenções para uma cooperação técnica, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, com a finalidade de unir esforços para a fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa.
No último sábado (27), a Prefeitura de Belo Horizonte retomou os passeios turísticos de barco na Lagoa da Pampulha e, já no primeiro fim de semana de operação, foram realizados oito passeios, que reuniram mais de 200 participantes, entre moradores da cidade e turistas.
A iniciativa tem como premissas a proteção e valorização da fauna, flora e do patrimônio cultural local, e marca um novo passo na ampliação das experiências turísticas da região. Além de representar um avanço na diversificação da oferta de lazer e no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo local.
Com a operação dos passeios, a PBH pretende estimular novas dinâmicas de visitação, valorizar o conjunto arquitetônico e paisagístico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, e oferecer mais uma opção de contemplação do complexo, agora a partir de uma perspectiva única, diretamente sobre as águas.
Lagoa da Pampulha População poderá navegar na Lagoa da Pampulha a partir deste sábado (27)
Trânsito Instalação de radares eletrônicos tem início na BR-381 entre BH e Governador Valadares
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Fuga Coisa de cinema: Dom Ricardo apresenta alvará falso e foge da penitenciária
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
Leilão Veículos que serão leiloados pela PBH podem ser examinados até esta quarta-feira (17) Mín. 20° Máx. 36°

