
A Faculdade Atenas de Sete Lagoas foi incluída na lista de 107 cursos de medicina que obtiveram conceitos insatisfatórios no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. A instituição recebeu o conceito 2, a segunda pior nota da escala, resultando em sanções que incluem redução de vagas e suspensão do Fies e outros programas federais.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (19 de janeiro) pelo Ministério da Educação. De 351 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2. Apenas 67% dos alunos concluintes demonstraram proficiência adequada, levantando preocupações sobre a qualidade da formação médica no país.
Sete Lagoas é uma cidade estratégica no interior de Minas Gerais, com economia diversificada e PIB de aproximadamente R$ 12,6 bilhões, sendo a 12ª mais rica do estado. Neste contexto de desenvolvimento, a Faculdade Atenas oferecia medicina como opção de formação superior.
Com o conceito 2, a instituição terá que reduzir vagas para ingresso. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as medidas visam garantir qualidade do ensino e proteger a população que será atendida por esses profissionais. As universidades terão prazo para apresentar defesa contra as penalidades.
A Faculdade Atenas também possui campus em Passos, que também recebeu conceito 2. Ambas estão entre as piores avaliadas no Brasil. Instituições privadas com fins lucrativos apresentaram desempenho fraco geral, com 58,4% dos cursos nas faixas 1 e 2.
PEDÁGIOS Governo suspende multas de pedágio ‘free flow’ e dá prazo para tarifas vencidas
SETE LAGOAS Polícia apreende pés de maconha, cocaína e munições em casa no bairro Planalto, em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Serra de Santa Helena ganha banheiros de luxo e amplia conforto para visitantes
SETE LAGOAS Federação Social e de Cultura Afro-brasileira leva propostas de proteção de terreiros de Sete Lagoas para debate nacional
TRÊS MARIAS Corpo é localizado na represa de Três Marias e mobiliza bombeiros
AUDIÊNCIA PÚBLICA Audiência pública na ALMG vai debater fim de cachês abusivos em shows
SETE LAGOAS Polícia Civil emite nota sobre operação que teve como alvo mercearia de Elvécio em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Guardião 7L contradiz versão de ocorrência envolvendo van em Sete Lagoas e auxilia em investigações
CONTAS PÚBLICAS Ministério Público da Bahia recomenda suspender show de Natanzinho Lima por cachê de R$ 800 mil na Bahia Mín. 17° Máx. 28°

