
Nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, a Prefeitura de Belo Horizonte promove mais uma ação de combate ao Aedes aegypti. Desta vez, o reforço das vistorias de prevenção será na Regional Centro-Sul, com os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) inspecionando os ambientes, orientando os moradores sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito e, se necessário, aplicando biolarvicidas.
As visitas aos imóveis são indispensáveis para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em 2025 foram realizadas mais de 4,4 milhões de vistorias. Cada local é verificado rotineiramente em um intervalo de dois meses e meio, totalizando cinco ciclos ao longo do ano. Além dessa programação, os ACEs realizam inspeções motivadas por denúncias, a pedido dos cidadãos. Os registros podem ser feitos pelos canais oficiais: o Portal de Serviços, o PBH App e o telefone 156.
Cabe destacar que o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro do ano passado, indicou que 88,8% dos focos estão em ambientes domiciliares, em criadouros como pratinhos de plantas, redes pluviais – como ralos e canaletas –, materiais inservíveis, recipientes domésticos e caixas-d’água.
"O combate ao mosquito começa dentro de casa. Por isso, é importante que os moradores façam pelo menos uma vez por semana a checagem dos ambientes e eliminem qualquer foco. Receber os agentes e manter as áreas internas e quintais limpos faz toda a diferença", destaca a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
Cuidados básicos
- Retirar os pratinhos de plantas;
- Manter a caixa-d’água vedada e sem deixar frestas;
- Realizar a limpeza das calhas e remover folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água;
- Tratar a piscina com cloro e realizar a limpeza uma vez por semana;
- Manter o quintal sempre limpo e livre de qualquer material que possa se tornar foco do Aedes aegypti.
Eleições 2026 Deputado cassado, o carioca Eduardo Cunha quer voltar à Câmara dos Deputados por Minas Gerais
Cultura Governo Federal lança Tela Brasil, plataforma de streaming dedicada ao audiovisual nacional
Folia PBH paga auxílio financeiro às Escolas de Samba e Blocos Caricatos da cidade Mín. 17° Máx. 23°

