Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Carnaval 2026

Primeiro final de semana do Carnaval de BH reúne cerca de 100 mil foliões em mais de 40 desfiles

Planejamento organizado e participação popular garantiram sucesso

04/02/2026 às 11h50
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: Google
Imagem: Google

Com programação diversificada, distribuída pelas diferentes regionais da cidade, o Carnaval de Belo Horizonte 2026 já registra números expressivos no primeiro final de semana de folia. Ao todo, 43 desfiles foram realizados, reunindo cerca de 100 mil foliões, e toda a operação transcorreu sem registros de ocorrências relevantes. 

O resultado positivo é reflexo do planejamento integrado da Prefeitura de Belo Horizonte e da atuação conjunta de diversos órgãos municipais e estaduais, que garantiram o bom funcionamento da operação, desde a organização dos desfiles até as ações de segurança, mobilidade, limpeza urbana e saúde. Esse início consistente reforça a expectativa de uma operação eficiente ao longo das próximas semanas do Carnaval. 

“Com planejamento e atuação integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, é possível realizar uma grande festa popular com organização, respeito e inclusão. A capital mineira vive um Carnaval plural, espalhado pelas regionais, que valoriza a cultura local e garante um espaço democrático de convivência para toda a população”, afirma o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel. 

A atuação preventiva e integrada das forças de segurança garantiu uma diversão tranquila para foliões e moradores da capital no primeiro final de semana do Carnaval de Belo Horizonte. A Guarda Civil Municipal empregou 195 agentes, que realizaram 148 abordagens à população, prestou quase 300 orientações de autoproteção, além de 545 atendimentos com informações a turistas e cidadãos. Ao longo de todo o final de semana, foi registrada apenas uma ocorrência. 

O Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) também teve papel estratégico na garantia da segurança para todos. Reunindo 18 instituições no Posto de Comando, o COP-BH atuou de forma integrada no acompanhamento, em tempo real, de todas as operações planejadas para o evento e no monitoramento de mais de 5 mil câmeras em todas as regionais da cidade. 

Além da segurança, entre as principais atribuições do Posto de Comando estão a garantia da mobilidade urbana, o ordenamento do trânsito, a priorização do deslocamento de veículos de emergência, o monitoramento de possíveis ocorrências de defesa civil e de fiscalização, além da limpeza urbana e da manutenção da ordem pública. Somente do primeiro fim de semana do Carnaval, o Posto de Comando funcionou quase 30 horas, assegurando resposta rápida, integração entre os órgãos e maior segurança para foliões e trabalhadores. 

Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro cerca de 360 profissionais da BHTrans e SUMOB trabalharam nas ruas, estações e no COP. Foram 430 alterações no trânsito, 62 linhas de ônibus que tiveram itinerários alterados e 82 viaturas empenhadas.  Já a Secretaria Municipal de Política Urbana realizou 287 ações fiscais.  

Banheiros e limpeza urbana 

A instalação de banheiros químicos ocorreu ao longo do trajeto de todos os blocos que desfilaram nestes primeiros dias do Carnaval de Belo Horizonte, com cabines posicionadas nos pontos de início, meio e final dos percursos, garantindo melhor atendimento ao público. As estruturas foram retiradas logo após o encerramento de cada desfile. Ao todo, foram disponibilizadas 494 diárias de banheiros químicos para atender à festa. 

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu 67 toneladas de resíduos e utilizou 140 mil litros de água para a lavagem das vias. As ações de limpeza contemplaram as áreas de 43 desfiles de blocos. No dia 31, 1.410 garis atuaram na operação, enquanto no dia 1º foram mobilizados 920 profissionais. A SLU também disponibilizou 324 contêineres no dia 31 e 286 no dia 1º, para o descarte adequado de resíduos. 

Saúde 

Durante o último fim de semana, as pessoas puderam aproveitar a folia de forma segura e o balanço da saúde foi positivo: não houve registro de atendimentos relacionados ao Carnaval nas nove UPAs da cidade nem ocorrências que exigissem o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ainda assim, a rede SUS-BH permanece de prontidão, com equipes e estruturas preparadas para prestar assistência em tempo oportuno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Sobre o município Notícias de Belo Horizonte - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 23°

Qui 26°C 19°C
Sex 27°C 19°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 20°C 18°C
Seg 21°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio