
A Prefeitura de Curvelo inaugura, às 16h desta segunda-feira, dia 9, a Sala Lilás, espaço acolhedor, sigiloso e humanizado para receber dignamente mulheres e meninas vítimas de violência e apoiá-las em articulação com as demais políticas da rede de proteção do Município. O serviço funcionará anexo à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), na rua Luiz Euzébio, nº 444, Centro.
A Sala foi pensada e estruturada de forma que possa oferecer ambiente protegido, reservado e seguro, evitando a chamada revitimização. Com o programa, fica garantido o acolhimento imediato às vítimas, isto é, logo após a agressão, assegurando-lhes atendimento adequado e multidisciplinar, com o objetivo de promover a aplicação de políticas públicas que garantam a quebra do ciclo de violência.
De início, esse atendimento estará a cargo de profissional técnico em Serviço Social, preferencialmente pessoa do sexo feminino, que fará a escuta qualificada e tomará as providências necessárias para o devido encaminhamento aos diferentes setores, como o jurídico, o psicossocial e o de saúde, de acordo com o diagnóstico de cada caso.
Os familiares das vítimas, notadamente os filhos, serão também alvos dessa acolhida e atenção.
Combate à violência
A iniciativa pioneira e de grande importância para as mulheres e a sociedade curvelana torna-se realidade graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Poder Judiciário, a Polícia Civil e as demais instituições de segurança e de justiça.
A inauguração ocorre dias depois de ser firmado em Brasília o Pacto Brasil, entre os Três Poderes, para Enfrentamento do Feminicídio.
Curvelo sai na frente ao entregar a Sala Lilás no início da próxima semana, o que conecta a cidade à sua história, pois aqui nasceu Ângela Diniz, a socialite que, tendo sido assassinada pelo namorado, em 1976, ajudou a mudar a visão da Justiça brasileira no tocante aos direitos da mulher.
Justiça Caso Kendra: suspeitos de crime em Curvelo vão a julgamento após quase oito anos
Velocidade Stock Car, Nascar e Copa Truck movimentam o automobilismo em Curvelo durante 2026
Protesto Mobilização em Curvelo pede fim da violência de gênero e reforça combate ao feminicídio Mín. 18° Máx. 21°


