
O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso novamente nesta quarta-feira (4) durante uma ação da Polícia Federal em São Paulo. A medida faz parte da terceira fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema bilionário de fraudes no sistema financeiro.
Segundo as autoridades, o cunhado do banqueiro, Fabiano Zettel, também teve mandado de prisão expedido, mas ainda não havia sido localizado até o momento da operação.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação busca esclarecer possíveis crimes relacionados a ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de sistemas informáticos, supostamente praticados por uma organização criminosa. A decisão judicial que autorizou as prisões foi assinada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.
As apurações indicam que o esquema envolveria a comercialização de títulos de crédito falsos por meio do Banco Master. O nome da operação faz referência à ausência de mecanismos eficazes de controle interno que poderiam ter evitado irregularidades como gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.
Vorcaro já havia sido detido em novembro do ano passado, quando tentava embarcar em um avião particular com destino à Europa no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Na ocasião, investigadores afirmaram que havia indícios de tentativa de fuga do país.
Além da prisão do banqueiro, a operação cumpriu outros mandados judiciais. Foram expedidas duas novas ordens de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A investigação conta com o apoio do Banco Central do Brasil.
Também foi determinado o bloqueio e sequestro de bens que podem chegar a R$ 22 bilhões, medida que busca interromper movimentações financeiras relacionadas ao grupo investigado e preservar valores que possam ter ligação com os crimes apurados.
Vorcaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
O banqueiro era esperado para prestar depoimento nesta quarta-feira na CPI do Crime Organizado, em Brasília. Entretanto, ele havia indicado que pretendia comparecer apenas à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Na terça-feira (3), o ministro André Mendonça decidiu que a presença de Vorcaro na CPI seria facultativa.
Clima Tempo instável: quarta-feira terá nuvens e chance de chuva em Sete Lagoas
Eleições 2026 TSE aprova calendário das eleições de 2026; primeiro turno será em 4 de outubro
Sete Lagoas Polícia apreende revólver e munições durante operação no Verde Vale, em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 27°


