
Prefeito Douglas Melo reforça que seguirá investindo em inovação e inteligência para ampliar a segurança em todas as regiões da cidade; hoje são no total 192 câmeras ativas em Sete Lagoas, em locais estratégicos
A Prefeitura de Sete Lagoas segue avançando no fortalecimento da segurança pública com a ampliação do sistema de videomonitoramento inteligente Guardião 7L. Desta vez, a Rua Policena Mascarenhas, no bairro São Geraldo, passou a contar com novas câmeras, reforçando a proteção para comerciantes, moradores e clientes da região.
Durante a instalação, o prefeito Douglas Melo destacou a importância do investimento, especialmente em áreas com forte atividade comercial. “Estamos aqui com os comerciantes e também com o vereador Aguinaldo da Lobato, que nos apresentou essa demanda. Isso significa que as forças de segurança têm acesso às imagens 24 horas por dia. São câmeras que reconhecem placas, identificam veículos envolvidos em crimes e até foragidos da Justiça de qualquer parte do Brasil. Além disso, monitoram constantemente tudo o que acontece nesta região, que é muito comercial e já sofreu com assaltos”, afirmou.
O vereador Aguinaldo da Lobato comemorou a conquista para a comunidade local. “Quero agradecer ao prefeito Douglas Melo, em nome de todos os moradores e comerciantes da região. Essa era uma demanda antiga e agora está sendo atendida. É mais segurança preventiva para o comércio, clientes e moradores”, destacou.
O prefeito ainda relembrou o histórico da região e reforçou os avanços na segurança pública. “Já participei de muitas reuniões com os comerciantes daqui, quando eu era vereador, na época em que havia muitos assaltos. Graças a Deus, hoje a cidade tem muito mais segurança. E agora, os comércios da Rua Policena Mascarenhas estão ainda mais protegidos, assim como todos os moradores. O Guardião 7L já é realidade aqui”, finalizou Douglas Melo.
Tecnologia a serviço da segurança
O Guardião 7L é um dos principais investimentos recentes da Prefeitura na área de segurança pública. O sistema opera 24 horas por dia, integrando câmeras públicas e privadas com tecnologia de inteligência artificial, reconhecimento facial e leitura automática de placas.
Na primeira fase do projeto, foram implantadas 20 torres de vigilância em pontos estratégicos da cidade, ampliando a capacidade de monitoramento e a resposta rápida das forças de segurança. A iniciativa integra Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal, fortalecendo o combate à criminalidade e garantindo mais tranquilidade para a população.
Atualmente, são 192 câmeras ativas em Sete Lagoas, em locais estratégicos, considerando também as do programa Olho Vivo, da PM, que serão integradas ao sistema Guardião 7L.
Resultados práticos
O sistema já apresenta resultados concretos. Um exemplo recente foi a identificação e prisão de um suspeito de tentativa de homicídio, ocorrido no cruzamento das ruas Gandhi e João Batista Andrade, no bairro Planalto, no dia 7 de abril. Com o apoio da plataforma de monitoramento integrada, as forças de segurança conseguiram localizar e prender o suspeito no dia 9 de abril, demonstrando a eficiência da tecnologia no apoio às ações policiais.
Com Assessoria de Comunicação de Imprensa - PMSL
SETE LAGOAS Hospital Nossa Senhora das Graças amplia acesso a exames de alta complexidade em Sete Lagoas
ELEIÇÕES 2026 Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira
TRAGÉDIA Ataque em escola deixa funcionárias mortas e alunos feridos no Acre
SETE LAGOAS Quarta-feira será de sol e calor em Sete Lagoas, com temperaturas em elevação ao longo do dia
POLÍTICA Governo sanciona lei que aumenta penas para furtos, roubos e estelionato
SETE LAGOAS Golpistas usam falsa oração para enganar idoso e furtar cartão em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Foragido por estupro desde 2012 é preso pela Polícia Rodoviária Federal na BR-040, em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Sete Lagoas realiza feira especial de Dia das Mães com expositores locais
FUTEBOL FEMININO Cruzeiro abre venda de ingressos para clássico contra o América no Brasileiro Feminino em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 26°

