

Motoristas que utilizam a BR-040 em Minas Gerais precisam ficar atentos às mudanças no trânsito nos próximos meses. A concessionária Via Cristais iniciou as obras para implantação de uma balança inteligente de pesagem de cargas no km 428, em Paraopeba, na região Central do estado.
O novo sistema terá a função de identificar caminhões que circulam com excesso de peso por meio de uma tecnologia capaz de realizar a medição dos veículos em movimento, sem necessidade de parada na rodovia.
Para a realização das intervenções, o tráfego no trecho passará por alterações temporárias até dezembro.
Segundo a concessionária, a obra ocupa aproximadamente 300 metros da BR-040. Durante os trabalhos, duas faixas em cada sentido da pista - Norte e Sul - serão interditadas, sempre nas pistas mais próximas ao canteiro central.
A Via Cristais informou ainda que todo o trecho contará com sinalização antecipada para alertar os condutores, permitindo redução gradual da velocidade e mais segurança na passagem pelo local em obras.
As atividades acontecem diariamente até às 18h.
Como funciona a balança inteligente
O equipamento que será instalado utiliza o sistema HS-WIM (High-Speed Weigh-In-Motion), tecnologia de pesagem em movimento e em alta velocidade, eliminando a necessidade de parada dos caminhões para fiscalização.
Sensores instalados diretamente no pavimento irão monitorar os veículos de carga 24 horas por dia, identificando automaticamente caminhões com peso acima do permitido.
De acordo com a concessionária, além de aumentar a segurança nas estradas, o sistema também contribui para reduzir o desgaste precoce do asfalto e diminuir custos de manutenção da rodovia.
Orientações aos motoristas
A concessionária orienta os motoristas que passarem pelo trecho a:
• Reduzirem a velocidade ao se aproximarem da área em obras;
• Respeitarem toda a sinalização temporária;
• Seguirem as orientações das equipes operacionais no local.
A expectativa é que toda a estrutura entre em funcionamento até dezembro.
Outra balança inteligente em Minas
Além da unidade em Paraopeba, outra balança automática do mesmo modelo está em fase final de implantação na BR-040, em Congonhas, em trecho administrado pela EPR Via Mineira.
As obras no local começaram em janeiro deste ano e envolvem reconstrução do pavimento, instalação dos equipamentos e fase final de testes.
A primeira balança HS-WIM homologada no Brasil foi instalada em Uberlândia, na BR-365, recebendo aprovação do Inmetro em 2024.
SETE LAGOAS Sete Lagoas tem previsão de 33°C e pancadas de chuva nesta quinta-feira
SETE LAGOAS 8ª Feijoada Solidária da Rede Adolescente Aprendiz será realizada neste domingo em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Apostador de Sete Lagoas ganha mais de R$ 26 mil na quina da Mega-Sena Mín. 19° Máx. 28°



