
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (5), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida presidencial de 2026. No entanto, o levantamento indica que o senador Flávio Bolsonaro (PL) reduziu a diferença em relação ao petista, sinalizando uma disputa mais acirrada a menos de dois meses do primeiro turno das eleições.
Segundo a pesquisa, Lula permanece à frente tanto nas simulações de primeiro turno quanto nos cenários de segundo turno contra o principal adversário. Apesar disso, a vantagem registrada pelo presidente é menor do que a observada em levantamentos anteriores do instituto, refletindo um avanço do candidato do PL nas intenções de voto.
O levantamento foi realizado pela Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, e faz parte da série de pesquisas nacionais que acompanham a evolução do cenário eleitoral. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Além das intenções de voto, o estudo também avalia a percepção dos eleitores sobre o cenário político e o desempenho dos possíveis candidatos na reta que antecede a campanha oficial.
As eleições de 2026 estão marcadas para 4 de outubro, com eventual segundo turno previsto para 25 de outubro. Até lá, novos levantamentos devem indicar se a tendência de aproximação entre os dois principais concorrentes será mantida ou se haverá mudanças no quadro eleitoral.
BELO HORIZONTE BLOG DO NOBLAT Eleições 2026
FUTEBOL Cruzeiro enfrenta a Chapecoense no Mineirão por vaga nas quartas da Copa do Brasil
BELO HORIZONTE Milton Nascimento tem música eleita entre as 10 melhores do mundo dos anos 1970 Por Isadora Vianna
BELO HORIZONTE Republicanos confirma que Cleitinho não disputará o Governo de Minas em 2026
BELO HORIZONTE Lula deve abrir campanha em Minas com ato ao lado de Patrus e Marília em Belo Horizonte
BELO HORIZONTE Mais de 49 mil urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para cidades de Minas Gerais
BELO HORIZONTE Detentos são flagrados cavando buracos em cela dias após fuga no Ceresp Gameleira
BELO HORIZONTE Atlético tenta quebrar defesa do Juventude para abrir vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
BELO HORIZONTE Cruzeiro inicia duelo das oitavas da Copa do Brasil contra a Chapecoense neste domingo Mín. 14° Máx. 27°

