
A Câmara Municipal de Belo Horizonte encerrou, na sexta-feira (14), o seminário que marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha, com debates sobre o acesso à Justiça, o fortalecimento da rede de proteção e os desafios para prevenir e combater a violência contra as mulheres. O evento foi realizado pela Comissão de Mulheres, a pedido da vereadora Loíde Gonçalves.
Durante o encontro, o coordenador do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem-BH), da Defensoria Pública de Minas Gerais, Rafael Magalhães, apresentou as principais frentes de atuação do órgão: educação em direitos, atuação judicial e assistência jurídica em questões decorrentes da violência, como divórcio, pensão alimentícia e regulamentação da convivência com os filhos.
Segundo Magalhães, muitas mulheres procuram a Defensoria após o descumprimento de medidas protetivas ou diante de situações que podem exigir o agravamento das medidas contra o agressor. O atendimento também busca evitar a revitimização, com participação de equipe multidisciplinar.
O representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gustavo de Melo Silva, apresentou iniciativas voltadas à prevenção e à proteção das vítimas. Entre elas está o Justiça em Rede, que articula Judiciário, Ministério Público, forças de segurança, assistência social e organizações da sociedade civil.
Também foram citados grupos reflexivos para homens autores de violência, ações educativas em cartórios, o projeto Construindo Igualdades, o Projeto Recomeçar, que oferece cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a mulheres lesionadas, e as Salas Lilás, destinadas ao acolhimento de vítimas.
Durante a mesa final, participantes também destacaram a importância da autonomia financeira e da educação para que mulheres em situação de violência possam romper relacionamentos abusivos. Uma das participantes relatou experiências pessoais de violência doméstica e como os estudos contribuíram para a conquista da independência.
Os debates reforçaram ainda que o enfrentamento à violência contra a mulher depende de ações permanentes de educação, prevenção, responsabilização dos agressores e integração dos serviços de atendimento.
A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e completa 20 anos em 2026. No encerramento do seminário, a vereadora Loíde Gonçalves destacou que os avanços obtidos precisam ser acompanhados de planejamento para os próximos anos.
BELO HORIZONTE Jovens elegem propostas e representantes do Parlamento Jovem Minas em plenária regional
BELO HORIZONTE Câmara de BH aprova exame toxicológico para futuros servidores públicos
BELO HORIZONTE Belo Horizonte realiza seminário pelos 20 anos da Lei Maria da Penha Mín. 17° Máx. 29°
