Quarta, 21 de Outubro de 2026
27°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Anúncio
Política SETE LAGOAS

TRE-MG define no sábado urnas que serão auditadas no segundo turno

Ao todo, 43 seções eleitorais de Minas Gerais terão urnas submetidas a testes de integridade e autenticidade antes e durante a votação

21/10/2026 às 14h16
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) vai definir no próximo sábado (24), véspera do segundo turno das Eleições 2026, quais serão as 43 seções eleitorais do estado cujas urnas eletrônicas passarão por procedimentos de auditoria. A escolha ocorrerá por indicação das entidades fiscalizadoras ou por sorteio.

A definição será realizada durante uma audiência pública a partir das 7h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), em Belo Horizonte. O evento será conduzido pelo desembargador Nicolau Lupianhes Neto, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2026, e terá transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MG no YouTube.

O procedimento contará com o acompanhamento do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal. Partidos políticos, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e entidades representantes da sociedade civil também foram convidados a acompanhar as etapas. Uma empresa de auditoria contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participará da fiscalização dos trabalhos.

Das 43 urnas selecionadas, 30 serão submetidas ao Teste de Integridade na sede do CREA-MG. Outras três urnas, instaladas em seções eleitorais da Escola Estadual Pandiá Calógeras, em Belo Horizonte, passarão pelo Teste de Integridade com Biometria.

As urnas escolhidas serão retiradas das seções eleitorais e substituídas por equipamentos de reserva das respectivas zonas eleitorais. As urnas do interior serão transportadas por aeronaves da Polícia Militar de Minas Gerais, enquanto os equipamentos da capital e da região metropolitana serão recolhidos em veículos da Justiça Eleitoral.

Durante o Teste de Integridade, cédulas de papel serão preenchidas com votos em candidatos reais e colocadas em urnas de lona ao longo do sábado (24). Depois, os recipientes serão lacrados. No domingo (25), dia da eleição, os votos registrados nas cédulas serão reproduzidos nas urnas eletrônicas no mesmo período da votação oficial, das 8h às 17h.

Ao final do procedimento, os votos das cédulas de papel serão apurados e o resultado será comparado com o boletim emitido pela respectiva urna eletrônica. O objetivo é verificar se os resultados registrados eletronicamente correspondem aos votos utilizados no teste.

A distribuição das urnas destinadas à auditoria leva em consideração a representatividade do eleitorado e as condições de deslocamento dentro do estado. Desde 2022, Minas Gerais é dividido em sete mesorregiões para organizar a logística dos procedimentos.

Além das 30 urnas submetidas ao Teste de Integridade, outras três participarão do teste com biometria. Nesse procedimento, eleitoras e eleitores voluntários que já tenham participado da votação oficial poderão utilizar suas impressões digitais para habilitar as urnas durante a reprodução dos votos. A participação é voluntária e exige a assinatura de um termo de consentimento para utilização da biometria exclusivamente na auditoria.

O TRE-MG esclarece que os votos registrados nas urnas utilizadas nos testes de integridade não fazem parte da apuração oficial das eleições.

Outras 10 urnas serão submetidas ao Teste de Autenticidade dos Sistemas. Nesse caso, a verificação ocorrerá nas próprias seções eleitorais no dia da votação. Antes da emissão da zerésima, documento que demonstra que a urna está sem votos registrados, será emitido um relatório contendo os chamados hashes, que são resumos digitais, além das assinaturas dos programas instalados no equipamento.

Essas informações poderão ser comparadas com os dados disponibilizados pelo TSE, permitindo verificar se os sistemas presentes nas urnas são os mesmos que foram submetidos aos procedimentos de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.

Os procedimentos fazem parte das medidas de fiscalização e auditoria adotadas pela Justiça Eleitoral para verificar a integridade dos equipamentos e dos sistemas utilizados na votação eletrônica. Em Minas Gerais, mais de 16 milhões de eleitores estão aptos a participar do segundo turno das eleições, marcado para domingo (25).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

Qui 27°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 27°C 19°C
Dom 27°C 20°C
Seg 28°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio