
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Sete Lagoas (CEREST) divulgou as ações realizadas no último mês. Foi retomado o Projeto com os Agentes Comunitários de Saúde do município, que tem por objetivo proporcionar ações de promoção e prevenção da saúde aos trabalhadores minimizando o adoecimento relacionado ao trabalho e melhorando a qualidade de vida dos envolvidos.
Também foram feitas visitas técnicas para inspeção do Hospital Municipal de Sete Lagoas (HMSL), onde desempenharam ações e práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador sobre os agravos/doenças, intervenções sobre fatores de risco, ambientes e processos de trabalho. Essas ações tiveram como objetivo a redução do número de acidentes com exposição a material biológico e pérfuro-cortantes. O resultado dessas inspeções no HMSL foi apresentado à equipe de coordenadores para futura capacitação de toda equipe de enfermagem pelo CEREST e realização das intervenções necessárias.
Visita técnica no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Além disso, o CEREST está desenvolvendo ações de vigilância em saúde do trabalhador e, em cumprimento ao Plano Plurianual de Ação Governamental, está realizando apoio matricial em 18 municípios da área de cobertura. Assumindo a retaguarda técnica especializada para ações de prevenção e promoção de saúde no que diz respeito aos trabalhadores. “O matriciamento é uma forma de Sete Lagoas se aproximar dos municípios de referência e aprimorar conceitos da Saúde do Trabalhador em toda a rede SUS articulando melhor o desenvolvimento de ações”, informou Mariana Schreiber Litwinski Martins, coordenadora do CEREST.
As ações referentes ao mês de julho já estão sendo desenvolvidas. No dia 04 foi realizada uma capacitação sobre o Perfil Ocupacional Familiar com os enfermeiros da Atenção Primária. Durante a ação a enfermeira do CEREST Maria Tereza Rodrigues pontuou a importância do levantamento de dados do perfil para conhecimento da População Trabalhadora, e a partir desses dados desenvolverem trabalhos contínuos em parceria com o CEREST, minimizando assim os agravos e doenças relacionados ao trabalho.
Por Natália Maryelle – Ascom da Secretaria Municipal de Saúde
Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

