
O autor de “A hora e vez de Augusto Matraga”, “Manuelzão e Miguilim”, “Sagarana” e tantos outros clássicos da literatura brasileira, ganha mais uma exposição em sua homenagem. Até o dia 3 de setembro, o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (território Metropolitano), promove a mostra gratuita “Janelas do Sertão”, do artista belo-horizontino Zezinho Angrisano. Composta por nove obras elaboradas em tinta acrílica sobre madeira, os trabalhos retratam o universo literário de Guimarães Rosa a partir de peças que fazem referências aos principais personagens da literatura Roseana.
Radicado em Cordisburgo, Zezinho tem como uma de suas principais influências a literatura de Guimarães Rosa, principalmente o aclamado livro “Grande Sertão: Veredas”, lançado em 1956. “O livro nasceu comigo. Sou de 1952 e somos contemporâneos. Ofereço essas peças dividindo minha arte com todos que queiram saber o mínimo do grande escritor. É a fase da minha obra onde joguei tinta e alma na concepção”, pontua o artista. Dentre os trabalhos presentes na exposição, destacam-se “Miguilim”, “Recado do morro”, “Madeiro Vaz”, “Matraga”, e, é claro, a obra “Grande Sertão: Veredas”, que condensa a narrativa do livro em imagens cuidadosamente desenhadas sobre a madeira.
Alinhado à arte Naïf, que engloba artistas autodidatas, com temas e técnicas próprias, Zezinho apresenta em seu trabalho realidades naturais e fantasiosas, privilegiando cores intensas e elementos descritivos. Grande parte de sua obra é inspirada em personagens de livros e músicas, como também em autores e personalidades que marcaram a cultura brasileira.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA ”JANELAS DO SERTÃO”, DO ARTISTA ZEZINHO ANGRISANO
Período de exibição: até 3 de setembro de 2018
Local: Museu Casa Guimarães Rosa (Rua Padre João, 744 – Cordisburgo/MG)
Horário de funcionamento: todos os dias – de 9h às 17h
Informações e agendamento: (31) 3715-1425
Entrada gratuita
Por Ascom Cultura - Fotos: Ronaldo Oliveira





Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas
Teatro Lapso Cia de Teatro apresenta “O Fio e o Tempo” em Sete Lagoas
Incentivo à Cultura Sete Lagoas prorroga inscrições dos editais da Política Municipal de Incentivo à Cultura 2025
Música Segunda edição do “Sons de Diamantina” na Paróquia de São Pedro terá participação da Banda de Música do 3º Batalhão
Teatro Espetáculo teatral para infância “João De Barros” tem apresentação especial no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 28°
