

Sete Lagoas recebe, no dia 31 de outubro, uma programação gratuita dedicada à arte circense. Pela primeira vez na cidade, o projeto “Hoje é Dia de Circo” vai promover uma tarde de atividades no Centro Cultural Nhô-Quim Drummond (Casarão), reunindo uma vivência para crianças e a apresentação do espetáculo “LaMínima ao Máximo”.
As atividades começam às 14h e são abertas ao público. A proposta é levar o universo do circo para além da tradicional lona, proporcionando ao público uma experiência que combina brincadeiras, experimentação, humor e espetáculo.
A primeira atividade será uma vivência circense coordenada pela Uai Circo, espaço de formação e difusão da arte circense em Belo Horizonte. As crianças poderão participar de um circuito preparado para experimentar modalidades como malabarismo, acrobacia e equilíbrio.
A atividade foi planejada para aproximar o público infantil das técnicas circenses de forma participativa e divertida, permitindo que as crianças tenham contato direto com os equipamentos e movimentos utilizados nessa linguagem artística.
Às 16h, será a vez do espetáculo “LaMínima ao Máximo”, apresentado pela companhia paulista LaMínima. A montagem reúne alguns dos números que marcaram os 27 anos de trajetória do grupo.
A apresentação combina palhaçaria, acrobacia cômica, dança, malabarismo e música, retomando elementos do circo tradicional e estabelecendo uma relação direta com o público.
O elenco é formado por Fernando Sampaio, Teresa Gontijo e Filipe Bregantim. Com aproximadamente 50 minutos de duração, o espetáculo recupera cenas de trabalhos anteriores da companhia, como “Reprise” e “Circo Charanga”.
De acordo com Fernanda Vidigal, idealizadora e coordenadora do projeto, a montagem nasceu da vontade de reunir em um mesmo espetáculo alguns dos trabalhos mais marcantes desenvolvidos pela companhia ao longo de sua história.
A circulação do “Hoje é Dia de Circo” por municípios mineiros tem como uma das propostas ampliar o acesso da população à produção circense. Em Sete Lagoas, toda a programação será gratuita.
Além do espetáculo, a vivência permite que as crianças deixem a posição de espectadoras e experimentem elementos da linguagem circense. A atividade busca estimular o desenvolvimento corporal e a autoconfiança por meio de práticas como equilíbrio, malabarismo e acrobacia.
Para Fernanda Vidigal, levar o projeto a espaços públicos também reforça uma característica histórica do circo, que tradicionalmente estabelece uma relação próxima com as comunidades.
A iniciativa parte da ideia de que o circo pode ocupar diferentes ambientes. Além das tradicionais lonas, a linguagem circense também está presente atualmente em praças, parques, teatros e outros espaços urbanos.
Projeto: Hoje é Dia de Circo
Data: 31 de outubro
Local: Centro Cultural Nhô-Quim Drummond (Casarão), Sete Lagoas
Entrada: gratuita
14h: vivência circense para crianças
16h: espetáculo “LaMínima ao Máximo”
O projeto é realizado pela Agentz Produções Culturais, empresa que atua na produção e gestão de projetos culturais e também realiza o Festival Mundial de Circo, em Belo Horizonte, há 24 anos.
A iniciativa conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem patrocínio Master da CEMIG.
SETE LAGOAS Senac retoma atividades em Sete Lagoas em novo endereço a partir de segunda-feira (26)
SETE LAGOAS Curitiba vence Montreal e encerra primeira rodada da Seletiva Itatiaia/Supermercado RR
SETE LAGOAS Motocicleta é furtada em frente a uma farmácia no Centro de Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 29°



